Biografia dos deputados eleitos em outubro/2010 - Simão Pedro


19/01/2011 16:08

Compartilhar:


Simão Pedro Chiovetti (PT), paranaense de Tapira, tem 46 anos, é casado e tem dois filhos. É professor universitário, com graduação em filosofia e mestrado em sociologia política. Filiado ao Partido dos Trabalhadores desde sua fundação, foi eleito deputado estadual em 2002 com 94.087 votos e reeleito em 2006 com 104.339 votos. Foi reeleito para o terceiro mandato em 2010 com 118.453 votos.

Iniciou sua militância política na zona leste da capital, onde mora desde meados dos anos 1970, inicialmente nas pastorais sociais e no movimento das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Igreja Católica, e depois nos movimentos populares e na militância do Partido dos Trabalhadores (PT). Trabalhou nas gestões do PT em São Paulo (governo Luiza Erundina) e também em Franco da Rocha. Também foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa.

Líder da Bancada do PT de 2007 a 2008, coordena as frentes parlamentares de Habitação e Reforma Urbana, de Apoio à Reforma Agrária, de Segurança Alimentar e Nutricional, de Apoio às Comunidades Quilombolas e Comunidades Tradicionais entre outras, onde mantém forte interação com as demandas populares. Foi presidente da Comissão de Educação e hoje está em seu segundo mandato à frente da Comissão de Serviços e Obras Públicas. É ainda vice-presidente da Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia. Aprovou importantes leis e é autor de dezenas de projetos de lei em tramitação.

alesp