Assembléia homenageia culinaristas com sessão solene e instituição do dia do profissional

Projeto do deputado Geraldo Vinholi foi aprovado ontem; Dia do Culinarista é 13 de dezembro
08/12/2000 12:50

Compartilhar:


Por iniciativa do deputado Geraldo Vinholi (PDT), a Assembléia Legislativa realizou uma sessão solene para homenagear os culinaristas. "Quero aproveitar a ocasião para anunciar que ontem foi aprovado, nesta Casa, projeto de lei de minha autoria que institui o Dia do Culinarista no âmbito estadual", disse o parlamentar. A data será comemorada anualmente no dia 13 de dezembro.

A cerimônia foi marcada por manifestações em favor do reconhecimento do culinarista como categoria profissional diferenciada. "Temos que procurar convencer o Congresso Nacional da necessidade de regulamentar a profissão", acrescentou Vinholi.

Em discurso, a presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Culinária, Ana Maria Ruiz Tomazoni, lembrou a todos sobre o congresso que a categoria está organizando, a ser realizado em Curitiba, e sobre a formação, na Universidade São Camilo, da primeira turma do curso de aperfeiçoamento para profissionais de culinária.

A sessão solene contou com a presença de representantes de diversas entidades ligadas ao setor. O presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Alta Gastronomia disse que há no Brasil 76 mil restaurantes e que 3 milhões de pessoas trabalham na área. "Precisamos recuperar a identidade nacional na culinária", ele alertou.

alesp