Deputados estaduais assinam manifesto pela paz no Oriente Médio


21/12/2000 18:08

Compartilhar:


Deputados estaduais de vários partidos assinaram o Manifesto ao Povo Brasileiro pela Paz no Oriente Médio, no qual expressam apoio ao acordo de paz entre palestinos e judeus. Leia a seguir a íntegra do Manifesto:

"Os deputados da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo ligados às comunidades judaica e árabe vêm por meio deste Manifesto Público ao Povo Brasileiro reiterar o seu mais sincero e amplo apoio ao restabelecimento da paz no Oriente Médio.

Durante as negociações pela paz, intermediadas pelo presidente norte-americano, Bill Clinton, em Camp David, em julho de 2000, o Oriente Médio nunca havia estado tão próximo de um acordo de paz definitivo, que incluiria o reconhecimento do Estado Palestino. Sem sombra de dúvida, foi o momento político mais ousado para os países da região. No entanto, tudo ruiu rapidamente.

A deterioração das relações entre os judeus e palestinos tem servido única e exclusivamente a interesses de grupos extremistas minoritários de ambos os lados, acirrando ânimos e desanimando os mais otimistas analistas políticos sobre a viabilidade da tão sonhada paz no Oriente Médio.

Milhares de judeus e palestinos já perderam suas vidas desde 1948, ano da partilha da Palestina. Infelizmente, poucos avanços na solução dos impasses locais foram obtidos ao longo dos anos, mas passos importantes foram dados com os acordos de paz com os países vizinhos.

O respeito pela vida e pela diversidade é uma das principais características da sociedade brasileira, que temos certeza é claramente favorável à não violência e a uma alternativa pacífica para dirimir as diferenças existentes na região. Ehud Barak e Yasser Arafat devem seguir o caminho da paz, aplacando a angústia de quem vive em meio às áreas de risco e as aflições de quem de longe, como nós brasileiros, acompanha cada incidente. Só há uma alternativa para palestinos e judeus: tornar a tão sonhada paz em realidade."

Subscrevem o manifesto os seguintes deputados: Alberto "Turco Loco" Hiar (PSDB), Afanasio Jazadji (PFL), Arnaldo Jardim (PPS), Zuza Abdul Massih (PRP), Edmir Chedid (PFL), Wadih Helu (PPB), Walter Feldman (PSDB), Nabi Abi Chedid (PSD), Pedro Tobias (PDT) e Salim Curiati (PPB).

alesp