Grupo Temático Terceiro Setor debate estratégias para seu fortalecimento


12/06/2000 18:50

Compartilhar:


O Grupo Temático Terceiro Setor, coordenado pelo deputado Geraldo Vinholi (PDT) realizou nesta segunda-feira, 12/6, no plenário D. Pedro I da Assembléia Legislativa, o 3.º Seminário onde se discutiu a Formulação de Estratégias para o Fortalecimento do Terceiro Setor no Estado de São Paulo. A reunião contou com as participações do Dr. Flávio Fava de Moraes, diretor executivo da Fundação Seade e do Dr. Francisco de Assis Alves, assessor jurídico da Fundação USP. O objetivo do último seminário desse semestre foi discutir os aspectos legal, político, ético, organizacional e operacional para o Terceiro Setor.

Para Fava, o aspecto organizacional mostra bem como essas instituições funcionam. "Existem fundações que são estatais e outras que prestam serviços semelhantes, como exemplo as universidades, que são pouco vistas interagindo no setor. Há um quadro impressionante do quanto as faculdades produzem de forma autônoma", esclarece.

Já Francisco Alves acredita que as fundações precisam ser vistas como parceiras ideais do setor. "O poder público deveria atenuar a carga tributária que incide sobre elas", completa.

Durante o seminário, o conselheiro Jairo Junqueira da Silva Santos apresentou proposta para criação de uma associação de apoio à gestão das instituições do terceiro setor, compartilhando experiências, desenvolvendo aptidões, além de promover a compreensão e ação conjunta para o seu desenvolvimento, obtendo unanimidade na sua aceitação.

"Proposta como essa evidencia a vontade que os conselheiros e membros do GT-08 têm de prestar sua contribuição à sociedade no sentido de estabelecer novos caminhos para que as pessoas sem condições possam ser alcançadas no atendimento de suas necessidades básicas, interagindo o Poder Público, privado e as redes de solidariedade, sendo que vamos nos debruçar sobre a proposta para dar a ela o formato legal, e sendo o caso, o seu devido encaminhamento", disse Geraldo Vinholi.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Geraldo Vinholi - 3886-6746/6747)

alesp