Deputada Prandi apresenta 556 emendas ao Orçamento


04/12/2002 16:07

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Na tentativa de assegurar obras, serviços e ações sociais não programadas pelo Governo do Estado, a deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) apresentou 556 emendas ao Orçamento do Estado para 2003. As emendas propõem investimento aproximado de R$ 1 bilhão e destinam-se a atender, prioritariamente, a Região Metropolitana de Santos, o Vale do Ribeira e o Litoral Norte.

"Com um orçamento de R$ 54 bilhões, o Governo do Estado não pode mais adiar o atendimento a reivindicações históricas. Nossa Região deve merecer investimentos compatíveis com sua importância e suas necessidades. Não é possível que continuemos com déficits tão grandes", afirma a deputada.

Para elaborar as emendas, a parlamentar consultou prefeituras e câmaras municipais, recorreu a demandas apresentadas em seu gabinete e reuniu-se com grupos organizados. A Agência Metropolitana de Desenvolvimento (Agem) também enviou sugestões, na tentativa de aperfeiçoar sua estrutura de atuação e desenvolver programas e projetos.

"Foi um trabalho de fôlego, mas o resultado compensa porque representa uma radiografia dos principais problemas e necessidades regionais. Assim, podemos direcionar a luta e atuar de forma mais incisiva. Todas as emendas estão acompanhadas de justificativas, que não deixam dúvidas quanto à importância do investimento reivindicado", assinala Prandi.

Ainda de acordo com Prandi, suas emendas abrangem 25 áreas possíveis de atuação do Estado, com destaque para Educação, Saúde, Habitação, Emprego e Relações do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Transportes e Cultura.

Nas emendas destinadas a Santos, Prandi incluiu verbas para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT - trecho Santos-São Vicente) e para o sistema de travessias Santos-Guarujá. Na área de Saúde, beneficiou com recursos a Santa Casa e os hospitais Guilherme Álvaro, Estivadores e Artur Domingues Pinto. Na Educação, contempla a criação da Universidade Pública e o fortalecimento do ensino técnico-tecnológico na rede pública.

Em relação a São Vicente, Prandi priorizou projetos de moradia e na área da Saúde, incluindo a construção de um hospital na Área Continental e mais postos de saúde. Em relação à Praia Grande, a deputada destaca as áreas de Habitação, Segurança Pública e Saúde. Para Cubatão, reivindica saneamento básico em 100% do município, a instalação da Póli-USP e cuidados ambientais, entre outras demandas. O saneamento básico também é apontado como prioridade em Bertioga, assim como investimentos nas áreas de Saúde e Habitação.

alesp