Grupo busca novos caminhos para faculdades estaduais


11/01/2002 14:02

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Até o final da próxima semana, os dirigentes da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e Faculdade de Engenharia Química de Lorena (Faenquil) vão apresentar a um grupo especial, criado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, um relatório com os principais problemas enfrentados pelas três instituições, detalhes sobre suas estruturas organizacionais e propostas para que elas estejam em sintonia com o trabalho desenvolvido pelas três universidades públicas paulistas - USP, Unicamp e Unesp.

A Famema, a Famerp e a Faenquil são três autarquias ligadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, sob o comando de Ruy Altenfelder. Em dezembro, o secretário publicou uma resolução criando um grupo especial para analisar a atual estrutura administrativa e organizacional das instituições públicas isoladas do ensino superior do Estado.

Fazem parte do grupo os reitores das três universidades paulistas, os dirigentes gerais das três faculdades públicas, o secretário-executivo do Conselho de Reitores das Universidades do Estado de São Paulo (Cruesp), o secretário-adjunto da SCTDE, Oswaldo Massambani, além do deputado estadual Milton Flávio (PSDB), representante da Assembléia Legislativa.

A proposta de formação do grupo especial foi apresentada, via ofício, pelo deputado Milton Flávio ao secretário Ruy Altenfelder, em junho do ano passado. Segundo o deputado, é possível que as três instituições sejam incorporadas pelas universidades públicas, mas também não está descartada a hipótese de que seja criada uma estrutura própria para cuidar de seu funcionamento.

"O importante é que elas não fiquem isoladas, desconectadas do sistema de ensino superior do Estado e tenham espaço para discutir com os órgãos competentes o seu próprio orçamento. O que se procura é fortalecer as três instituições - um passo importante para que elas prestem serviços ainda mais relevantes à sociedade", afirma o parlamentar tucano.

alesp