Perguntas de Lula para Lula

OPINIÃO - *Pedro Tobias
03/11/2003 18:00

Compartilhar:


"São rios de dinheiro disponível para fazer propaganda de campanha e programas mirabolantes, com a mais sofisticada técnica de comunicações para ludibriar o eleitorado."

Não, esta frase não foi dita por nenhum deputado do PSDB criticando o governo Lula ou referindo-se à gestão virtual do PT na cidade de São Paulo. Foram ditas pelo próprio Lula em artigo publicado na Folha de S. Paulo, em 13 de outubro de 1996.

Já no poder Lula tomou muito gosto - como já tinha feito a prefeita Marta Suplicy, cliente do mesmo marqueteiro - pela propaganda, pelas técnicas sofisticadas e pelos programas mirabolantes. Ambos ampliaram, e muito, as verbas co propaganda em relação ao que se gastava em 96.

Mas são inúmeros os exemplos que podem ser encontrados da súbita conversão do PT a algo muito diferente do que prometia nos palanques:

"Devemos reconhecer que nossos gestores foram muito eficientes em fazer economia com a saúde, a educação, os investimentos em infra-estrutura e tudo o que diz respeito aos programas sociais, cuja soma de gastos ficou muito aquém do montante de juros pagos. Basta pegar uma estrada federal nestes feriados de fim de ano ou freqüentar um hospital público para perceber isso."

A frase também não se refere a nenhuma crítica ao governo de Lula, mas foi dita por ele próprio, desta vez no final de 95, também na Folha de São Paulo, quando ele avaliava o primeiro ano do governo de Fernando Henrique. Note-se que ele jamais teve a paciência para julgar que agora ele pede aos seus adversários.

Mas não é só em achar que ele próprio deve ser julgado com o beneplácito do pouco tempo de mandato enquanto julgava de forma impiedosa os adversários que a afirmação de Lula é incoerente. Em plena crise econômica mundial Lula critica o volume de verbas para a saúde e infra-estrutura, já no governo Lula só não cortou as verbas para a saúde porque um intenso movimento da sociedade o impediu, já as verbas para infra-estrutura estão sendo cortadas quase por completo - justamente para compensar as verbas dadas á saúde.

No poder o ilusório Fome Zero não pode ser criticado porque ainda é muito cedo, mas em dezembro de 95 Lula condenava o Comunidade Solidária por fazer muito barulho mas gastar pouco. No poder, diga-se de passagem, a única cosia que Lula fez na área de promoção social até agora, além de gastos milionários com a propaganda do Fome Zero, foi mal e mal dar continuidade aos programas sociais herdados de Fernando Henrique, em alguns casos nem sito se conseguiu fazer direito. Em 95 o Comunidade Solidária fazia pouco, segundo Lula, resta explicar porque agora ele consegue fazer ainda menos com muito mais barulho.

Em 95 Lula perguntava: "Por que o governo não ofereceu dinheiro a 2% de juros ao ano para financiar os milhares de consumidores com prestações em atraso, que pagam de 10% a 15% ao mês? Por que não ofereceu financiamento barato para pequenos e médios empresários pagarem as contas em atraso e investirem na produção? Por que não arranjou recursos para financiar a casa própria de milhares de brasileiros que vivem de aluguel, moram nas favelas ou debaixo das pontes?" São perguntas que agora ele deve responder se quiser que o que ele diz ainda seja levado a sério!

*Pedro Tobias (PSDB) é deputado estadual e membro das Comissões de Saúde, Educação e Promoção Social da Assembléia Legislativa.

alesp