Liminar proíbe depósito de resíduo do Tietê na Lagoa de Carapicuíba


26/05/2003 16:39

Compartilhar:


Da Assessoria

A audiência pública realizada em 8/5, na Assembléia Legislativa, por iniciativa do 1º secretário Emidio de Souza (PT), e convocada pelas Comissões de Fiscalização e Controle e de Defesa do Meio Ambiente, presididas respectivamente pelos petistas Ítalo Cardoso e Donisete Braga, começou a dar resultados com a concessão de liminar pela Justiça Federal em ação movida pelo Ministério Público Federal que decidiu barrar o depósito do lodo retirado das obras de alargamento e aprofundamento da calha do rio Tietê na Lagoa de Carapicuíba.

As informações foram dadas pelo vereador Alexandre Pimentel (PT), de Carapicuíba. Ele ainda afirmou que ficam proibidas quaisquer atividades nas águas da lagoa, assim como a pesca e o consumo de peixes. Recentemente começaram a aparecer milhares de peixes mortos na lagoa em razão da toxicidade da lama depositada, que contém metais pesados como chumbo, ferro e manganês.

O representante do Ministério Público Federal na audiência, promotor Alexandre Camanho, se comprometeu a tomar providências imediatas para resolver o problema. "Alguma coisa precisa ser feita. Prefiro resolver o problema com diálogo e, se não der certo, usar a lei", afirmou Camanho.

O vereador Pimentel disse que a Prefeitura de Carapicuíba respondeu seu ofício, informando que o executivo municipal recebe R$ 10 por caminhão que despeja carga recolhida do Tietê na lagoa. "O documento informa que 1.117 caminhões transportaram o lodo do rio Tietê para a lagoa desde novembro do ano passado", concluiu Pimentel.

alesp