Jornada de desenvolvimento do turismo aborda potencial da aventura


09/09/2005 16:47

Compartilhar:


O deputado Mauro Bragato (PSDB) participou nesta quinta-feira, 8/9, da abertura do I Encontro da Jornada de Desenvolvimento do Turismo Paulista, no auditório da Associação Toledo de Ensino, coordenada pelo secretário estadual de turismo, Fernando Longo, com a participação do delegado regional de turismo, Francisco Nascimento, do prefeito de Presidente Epitácio, José Antônio Furlan, do tenente coronel PM Milton Paulo Boyer, da Polícia Ambiental, do presidente da Amitur, Associação dos Municípios de Interesse Turístico, Jarbas Favoretto, do presidente da Unipontal, União dos Municípios do Pontal do Paranapanema, Marco Rocha, do diretor do escritório do Sebrae-SP de Presidente Prudente, José Carlos Cavalcanti, além de diretores, professores, estudantes de turismo e secretários municipais de turismo dos municípios da região.

Segundo Fernando Longo, o governador Geraldo Alckmin, ao implantar a Secretaria de Turismo, dividiu o Estado em oito regiões. A região de Presidente Prudente faz parte de um grupo do Centro Oeste Paulista, que envolve outros 143 municípios. As jornadas têm o objetivo de criar parcerias entre o poder público, iniciativa privada e organizações da sociedade civil de forma a divulgar as potencialidades de cada região.

"Precisamos trabalhar melhor os destinos turísticos, tanto a divulgação como a criação dos roteiros de forma a desenvolver o turismo regional, vertente que mais cresce no mundo, hoje, e representa 10% do PIB, Produto Interno Bruto, mundial. O Estado de São Paulo é o mais completo em potencialidades, por este motivo, precisamos apresentar e vender esse potencial para todo o Brasil", disse Longo.

O secretário afirmou que o deputado Mauro Bragato está sintonizado com os problemas regionais do setor e que na Assembléia tem trabalhado em prol do desenvolvimento do turismo regional.

Potencialidades

O deputado Mauro Bragato destacou durante o evento as potencialidades que os municípios da região têm para receber turistas e disse que o segmento é uma alternativa para fonte de emprego e renda. Ele citou os exemplos dos municípios como Iepê, Sandovalina, Teodoro Sampaio, Rosana, Euclides da Cunha Paulista, Presidente Epitácio, Panorama e Paulicéia, que formam o complexo do Turismo dos Lagos. Nestas cidades os lagos formados com a construção das hidrelétricas atraem turistas e investimentos.

Bragato também destacou a implantação do curso de turismo da Unesp de Rosana, unidade que em breve deverá contar também com o curso de Hotelaria e a potencialidade de Teodoro Sampaio, com o Parque Estadual do Morro do Diabo, a maior reserva de mata atlântica do Oeste Paulista.

O Salto Botelho, situado em Lucélia; a prática da canoagem no rio do Peixe em Salmourão e ainda os balneários de Rancharia e Martinópolis são outros potenciais turísticos da região de Presidente Prudente. O deputado citou também o turismo religioso que atrai para o município de Santo Expedito devotos de todo o Brasil.

Iepê, também na região de Presidente Prudente, foi outro município citado pelo deputado por apresentar um museu com vasto material arqueológico, com destaque para fósseis de tribos indígenas.

Regulamentação

O deputado Mauro Bragato acredita que a atividade turística precisa ser regulamentada. Neste sentido apresentou na Assembléia Legislativa de São Paulo um projeto de lei que regulamenta o turismo de aventura e prevê mais segurança para os adeptos desta modalidade. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça.

A finalidade do projeto é garantir segurança dos usuários e pessoal envolvido em atividade turística. Ele propõe que as agências de turismo deverão estar regularizadas junto ao órgão competente da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo; para atuar como agência operadora de turismo de aventura; utilizar local apropriado, equipamentos adequados e profissionais capacitados, além de preservar o meio ambiente dos locais onde é praticado o turismo de aventura.

O projeto de lei propõe que as agências de turismo celebrarão termos de cooperação técnica com a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, de acordo com as modalidades da práticas esportivas como náutica, montanhismo, trilhas e vôo livre, inerentes ao turismo de aventura, desde que comprovem estar licenciadas para atuar.

A prática deverá ser feita em locais adequados para a prática das atividades determinando pontos de saída e chegada, trajetos e pontos de fixação de equipamentos; com equipamentos específicos para a prática e segurança de cada atividade.

As agências licenciadas para o exercício da atividade do turismo de aventura, juntamente com os respectivos instrutores, serão responsáveis pelo uso adequado dos locais, dos equipamentos, da segurança e também pela contratação de seguro para todos os usuários.

Estabelece também o projeto a capacitação e treinamento do pessoal que trabalha na atividade: os instrutores ou condutores de turismo de aventura deverão ser profissionais em atividade comprovada de no mínimo dois anos, que apresentarem parecer liberatório de uma entidade representativa. Prevê ainda a notificação mensal à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo de informações de controle de fluxo e de acidentes.



mbragato@al.sp.gov.br

alesp