Deputada quer faixas exclusivas para usuários do Sistema Sem Parar


22/04/2009 16:34

Compartilhar:


A deputada estadual Beth Sahão (PT) apresentou, em 16/4, na Assembléia Legislativa de São Paulo, um projeto de lei que, se aprovado, obriga as concessionárias de estradas paulistas a criarem, em todas as praças de pedágios, faixas exclusivas para caminhões e ônibus que utilizam o Sistema Sem Parar.

Com a medida, a deputada visa aumentar a segurança dos usuários das rodovias. Atualmente, carros de passeio e veículos pesados dividem as mesmas faixas disponíveis para quem usa o sistema de pagamento mensal do pedágio, que desobriga o motorista de parar nas cabines.

Ao adquirir o Sistema Sem Parar, é instalado um chip no carro. Ao passar no pedágio, nas faixas exclusivas, a cancela abre automaticamente. Não é raro o sistema apresentar falhas e a cancela não abrir, obrigando o motorista a parar. "Cada falha em cancelas do Sem Parar é um risco à vida. Se um veículo de passeio tiver de parar por falha do sistema e um veículo pesado logo atrás precisar frear bruscamente, as chances de ocorrerem graves acidentes são enormes", diz a deputada.

À medida que o número de usuários do sistema cresce, aumenta também o número de acidentes em praças de pedágios. Em 7/4, um motorista morreu ao colidir com seu carro de passeio na traseira de uma carreta, parada por falha na cancela do Sem Parar. Outras duas carretas que vinham logo atrás também não conseguiram frear e bateram, provocando engavetamento.

Em fevereiro, um acidente com um caminhão interditou duas faixas de pedágio no quilômetro 60 da rodovia Santos Dumont, também após problema na cancela. No último dia 9/4, o jornal Folha de S. Paulo trouxe a notícia de três falhas do sistema em meia-hora em uma praça de pedágio próxima da Capital.



bsahao@al.sp.gov.br

alesp