Da Tribuna


25/03/2009 20:03

Compartilhar:


Segurança em Assis



Os problemas de segurança pública em Assis e região foram abordados por Mauro Bragato (PSDB), que se reportou à audiência pública da qual participou, no dia 20/3, com vereadores, autoridades e representantes das polícias e da população. As demandas daquela região serão levadas à Secretaria da Segurança Pública, disse Bragato, que recordou que já havia levado ao conhecimento do ex-secretário da pasta problemas, como a questão do 190, e a necessidade de aumento do efetivo policial principalmente nas cidades pequenas. O debate na área da segurança, finalizou o deputado, deve priorizar as causas, não seus efeitos. (MF)



Mais ação do governo federal



Após solidarizar-se com a preocupação do deputado Mauro Bragato com a segurança no interior paulista, Pedro Tobias (PSDB) elogiou as ações do governo estadual nas áreas de saúde, com a construção de hospitais, e na recuperação da malha rodoviária. Ele ainda pediu a revisão dos valores da tabela de procedimentos do SUS, já que os hospitais acabam recebendo suplementação de verba estadual, e a criação de um "PAC da Saúde". Tobias cobrou do governo federal a construção de presídios e hospitais, além da recuperação das estradas sob sua responsabilidade, pois "menos falatório e mais trabalho é o que queremos". (MF)



Vizinhos discrepantes



Marcos Martins (PT) cumprimentou a prefeita e a população de Juquitiba pelo aniversário de emancipação, destacando que o município, com 500 km², localiza-se em área de preservação ambiental e, portanto, tem poucas fontes de renda. O deputado também lembrou a passagem do aniversário de emancipação de Barueri e Carapicuíba que, embora cidades vizinhas, têm respectivamente o maior e o menor PIB per capita da região. "Esses exemplos, de cidades próximas, localizadas a oeste da capital, mostram eloquentemente a urgente necessidade de uma reforma tributária no país", para equalizar a situação financeira dos municípios. (MF)



Por mais patriotismo



A necessidade de desenvolver o patriotismo no povo brasileiro foi abordada por Vitor Sapienza (PPS), pois aqui, continuou o deputado, não há respeito aos símbolos pátrios, e jogadores de futebol da seleção brasileira, com salários milionários, quando focalizados pela TV durante a execução do hino nacional, "ou estão mascando chiclete ou mostram que não sabem cantar". Ele defendeu a aprovação do PL 634/2008, de sua autoria, que obriga a execução do Hino Nacional em eventos esportivos com público a partir de cinco mil espectadores, e disse que o tema "não é uma banalidade, é uma forma de dar ao povo noções de cidadania". (MF)



Água e hospital em Mauá



A questão da água é um problema mundial, proclamou Vanderlei Siraque (PT), que lembrou que a capital já tem de buscar esse recurso a mais de 200 km de distância. Por isso, é urgente a aprovação da lei específica da represa Billings e a aplicação da lei específica da represa Guarapiranga e é necessário estudar a situação dos moradores da área do entorno dessas represas. O deputado também defendeu a reestadualização do Hospital Nardoni, de Mauá, pois a instituição atende também aos moradores das cidades da região e até da zona leste da capital, e a prefeitura não tem como arcar com os custos. (MF)



Novos rumos



O deputado Olimpio Gomes (PV) falou sobre a escolha do coronel Álvaro Camilo para o posto de comandante da Polícia Militar de São Paulo. Ao assumir o novo posto, em 15/4, o cel. Camilo substituirá o cel. Roberto Antonio Diniz. O parlamentar saudou o novo comandante da PM e defendeu que os 30 coronéis da corporação passem para a reserva. Dessa forma, acredita Gomes, além de não serem criadas circunstâncias desagradáveis, será possível traçar novos rumos para a instituição, "que está sofrendo de crise de identidade". (LP)



Pacote Habitacional



Pedro Simão (PT) falou sobre o Pacote da Habitação lançado pelo governo federal que pretende, até o final de 2010, investir R$ 34 bilhões na construção de um milhão de casas populares, diminuindo em 15% o déficit habitacional no país, que é de oito milhões de casas. "Desse milhão de casas, 400 mil serão destinadas para famílias de baixa renda." O parlamentar criticou posição do governo estadual paulista com relação à política habitacional que, além de desaprovar o governo federal, não conseguiu cumprir sua meta habitacional. (LP)



Billings em questão



Donisete Braga (PT) falou sobre a urgência de a Assembleia aprovar o Projeto de Lei 639/2008, do Executivo, que cria a Lei Específica da Represa Billings e tramita na Comissão de Constituição e Justiça. O parlamentar disse não entender o porquê de a matéria ainda não ter entrado na pauta de votações e pediu que sua tramitação seja mais rápida que a da Lei Específica da Guarapiranga, que foi debatida por cinco anos. (LP)



Debatendo a segurança



No dia 20/3, o deputado Mauro Bragato (PSDB) participou, na Câmara Municipal de Assis, de debate sobre a segurança da cidade. "A comunidade se mobilizou depois de graves ocorrências inéditas em Assis." Para o deputado, o discurso da Igreja Católica foi o mais coerente porque abordou além da questão da segurança: "Procurou conhecer as causas da violência". Bragato considera que a Assembleia também deve tratar o problema dessa forma. (LP)



Boas maneiras



Fausto Figueira (PT) criticou a forma "grosseira" como os deputados da oposição referem-se ao governo federal e disse que "sem democracia não há política. Não podemos fugir do debate político. Quero debater questões fundamentais para esta Casa." Figueira ressaltou a posição do governo federal frente à crise financeira mundial que, segundo ele, atingirá o país, "mas de forma muito menor". O deputado leu artigo da revista americana "The Economist" declarando que o Brasil sairá diferente dos demais países dessa crise, "iniciada nos Estados Unidos há dois anos".

(LP)



Mudanças positivas



Entre os vários assuntos abordados pelo deputado Vanderlei Siraque (PT) está a nomeação de Antonio Ferreira Pinto para a Secretaria da Segurança Pública. Para Siraque, a indicação de Antonio Pinto para a pasta é positiva. O deputado também falou sobre a prisão da tenente-coronel Elizabete Soliman, acusada de chefiar suposto esquema de arrecadação de propina em Guarulhos. Para finalizar, o deputado disse que, mais do que mudanças de secretários, é necessário que se apresente um plano de segurança amplamente debatido com a população, parlamentares, especialistas e demais poderes. (LP)



Lição de casa



O Brasil hoje está muito bem preparado e em condições de enfrentar a crise que estamos vivendo, segundo Carlinhos Almeida (PT). Para Carlinhos, o governo Lula fez a lição de casa ao sanear as finanças do país, especialmente em relação ao FMI, de que não somos mais dependentes, e também graças ao programa de desenvolvimento e investimentos, além da transferência de renda para a população mais pobre. O deputado elogiou o presidente Lula por não paralisar nenhum investimento diante da crise mundial, e pelo lançamento do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, para a construção de um milhão de habitações populares. (OT)



Aprofundar o debate



Samuel Moreira (PSDB) propõe aprofundar o debate sobre a reforma política, projeto do governo federal que, segundo ele, está parado no Congresso. Moreira acha que o tema deve ser amplamente discutido com a sociedade, que não sabe quais efeitos terão sobre o futuro mudanças como a adoção de lista fechada por partido ou o voto distrital. O deputado acha que a proposta de lista, em que os candidatos são escolhidos pela agremiação para que o eleitor vote no partido, necessita de uma discussão mais ampla até porque encontra certa resistência na própria classe política, mas defende o voto distrital, mais próximo da população. (OT)



O PMDB quer ser ouvido



Referindo-se a uma nota da articulista Dora Kramer no jornal O Estado de S. Paulo desta quarta-feira, 25/3, Uebe Rezeck (PMDB) afirmou que o partido quer ser ouvido na questão da sucessão presidencial e dos governos estaduais. "Temos nomes de respeito", disse Rezeck, citando os presidentes do Senado federal e da Câmara, entre outros. Sobre o artigo que diz que o PMDB tem que escolher entre a versão de que dividirá o apoio entre a candidatura do PSDB e o nome de preferência do Planalto, Rezeck foi categórico: "O PMDB vai estar unido". (OT)



87 anos



O deputado Pedro Bigardi (PCdoB) fez seu primeiro discurso na Assembleia depois de sua posse na segunda-feira, 23/3, e congratulou-se com seu partido pelos seus 87 anos, comemorados nesta quarta-feira, 25/3. Para ele, o PCdoB, fundado em 1922, é um partido antigo mas com militância jovem. (OT)

alesp