Deputada destaca importância do Dia Internacional da Mulher


10/03/2009 20:33

Compartilhar:


"O histórico de luta pela consolidação dos direitos das mulheres é algo que precisa ser relembrado a cada ano para que não nos esqueçamos daquelas que percorreram este caminho até aqui". Com essa frase a deputada Ana Perugini (PT) explicou o que representa o Dia Internacional da Mulher - 8 de março, comemorado no domingo, no Fórum Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. O encontro, organizado pela Câmara Municipal de Hortolândia, em parceria com a prefeitura, reuniu na mesa de debates, além da deputada, a ex-vereadora de Campinas, delegada Terezinha, a vice-prefeita de Hortolândia, Jacyra Aparecida dos Santos Souza, e as vereadoras Renata Belufe e Terezinha Prataviera.

Na palestra "A mulher na Política", a deputada destacou mulheres e datas importantes para a consolidação dos direitos, desde o Brasil Império, quando Maria Leopoldina, na regência, aconselhou Dom Pedro a declarar a República, até a edição, em 2006, da Lei Federal 11.340, Lei Maria da Penha. Sobre a lei e o aumento do número de registros de casos de violência contra a mulher, Ana Perugini foi enfática em dizer que a questão não é jurídica, mas cultural. Para ela, a violência está enraizada na cultura e vem sendo passada de geração em geração. Um processo que, segundo a deputada, tem que ser trabalhado, com a implantação de políticas públicas afirmativas. "São atividades como esta que nos fazem refletir o que já conquistamos e as novas metas", afirmou.

Na Assembleia Legislativa, Ana Perugini coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, cujo objetivo é levar a sociedade a refletir sobre as questões dos direitos das mulheres, no maior número de cidades paulistas por meio de encontros, palestras e audiências públicas. A frente também elaborou uma cartilha que trata da violência doméstica e traz, na íntegra, a Lei Maria da Penha.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp