Distribuição de medicamentos na rede pública será tema


31/03/2010 20:47

Compartilhar:


Possível falta de medicamentos de alto custo na rede pública de saúde será tema de audiência pública na Assembleia, na próxima terça-feira, 6/4, às 14h30, no auditório José Bonifácio. A iniciativa é dos deputados Vanderlei Siraque e Marcos Martins, ambos do PT. A audiência foi marcada após encontro do deputado Vanderlei Siraque com integrantes da Associação de Diabetes do ABC (ADIABC), em que o parlamentar tomou conhecimento dos problemas enfrentados pelos portadores da doença que fazem uso de medicamentos de uso contínuo.

Segundo representantes da entidade, os medicamentos necessários para o tratamento do diabetes não estão sendo distribuídos na rede pública de saúde em São Paulo. Há falta de tiras para automonitorização dos níveis de glicemia, insulina e outros medicamentos essenciais. Os integrantes da ADIABC afirmam que, mesmo depois de terem obtido decisão favorável no Judiciário, a Secretaria da Saúde não garante o direito aos medicamentos.

"A denúncia é grave e a audiência será importante para discussão e encaminhamento dos problemas. Queremos uma solução que garanta o mínimo vital e preserve a dignidade e o direito à saúde dos pacientes", disse Siraque. Para a audiência foram convidados o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, representantes do Tribunal de Justiça de Estado de São Paulo, da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Associação do Diabetes do ABC, da Associação Viver Intensamente Doando Órgãos (Vido) e de outras entidades ligadas ao tema.

vsiraque@al.sp.gov.br

alesp