Opinião - Vamos combater a dengue


09/04/2010 16:50

Compartilhar:


Ao ler o Jornal da Tarde desta sexta-feira, 9/4, sobre a confirmação de duas mortes por dengue em Ribeirão Preto, confirmadas no dia anterior pela Secretaria Municipal da Saúde, sendo que há investigação de um terceiro óbito, fiquei analisando as formas de combate à dengue.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo, sendo uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família flaviridae. Transmitida através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus.

Como prevenir a dengue? Evitando-se o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Temos que eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. Não deixar a água, mesmo quando limpa, parada em qualquer tipo de recipiente é a regra básica.

É importantíssimo que a população colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação, entretanto a proliferação do mosquito é rápida, além das iniciativas governamentais. Em 45 dias de vida, para se ter uma ideia, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

Qual a dica então para combater a proliferação do mosquito da dengue? A dica é manter recipientes, como caixas d"água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. Não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

O ovo do mosquito pode sobreviver até 450 dias, é bom lembrar, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. O ovo ficará ativo, caso a área receba água novamente e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre dois e três dias. Eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão é importante.



*Gilmaci Santos é deputado estadual e presidente do PRB São Paulo. Também participa das comissões de Defesa dos Direitos do Consumidor e de Economia e Planejamento.

alesp