Da Tribuna


08/04/2010 20:09

Compartilhar:


Homenagem



"Tenho orgulho de receber hoje na Assembleia Legislativa verdadeiros heróis como esses policiais civis e militares, escudos de proteção da sociedade, que atuaram, arriscando suas vidas, em defesa da sociedade em São Luiz do Paraitinga, evitando que a tragédia fosse maior durante a enchente ocorrida em janeiro deste ano", disse Olimpio Gomes (PDT). Ele ainda ressaltou que eles trabalharam incansavelmente não só ajudando a população, como também defendendo o patrimônio histórico. Gomes entregou aos policiais civis e militares e a representantes da população presentes diplomas de reconhecimento. (MF)



Penduricalhos



O PLC 8/2010, enviado para a Assembleia já em regime de urgência, trata da incorporação ao salário-base da Gratificação por Atividade de Magistério (GAM) ao salário dos professores estaduais, informou Hamilton Pereira (PT). Segundo ele, "essas gratificações são penduricalhos que dão a impressão de que os professores são bem remunerados, o que não é verdade". Pereira ainda disse que a política salarial do PSDB, no governo estadual há 16 anos, maltrata o funcionalismo, e que essa incorporação de gratificação, a exemplo da prometida para os servidores da segurança pública, será feita, "ainda por cima, de maneira lenta e gradual, no prazo de cinco anos". (MF)



CPI das ferrovias



Vinícius Camarinha (PSB) anunciou que, no último dia 25/3, os trabalhos da CPI das Ferrovias foram encerrados. "Foi uma ampla investigação, com oitiva de autoridades e funcionários, que mostrou o estado de sucateamento das ferrovias paulistas", disse. Segundo o deputado, a raiz do problema está na dação em pagamento da antiga Fepasa à Rede Ferroviária Federal, em 1997, para abater dívida do Estado. Em 1999, em um "contrato malfeito", a malha ferroviária foi dada em concessão à ALL Logística, que sucateou o patrimônio público e ignorou o transporte de passageiros, o que Camarinha considerou "um verdadeiro crime". (MF)



Santo André



Vanderlei Siraque (PT) parabenizou a cidade de Santo André pelo seu aniversário nesta quinta-feira, 8/4, e destacou as principais características do município. De acordo com ele, a cidade possui quase 700 mil habitantes e tem saneamento básico em praticamente todos os bairros. O deputado falou ainda sobre o investimento do governo federal na cidade que, segundo ele, é de cerca de R$ 500 milhões, e ressaltou a importância do setor petroquímico para a economia da cidade. Siraque também defendeu a necessidade de prefeito e deputados da região trabalharem unidos em prol do município, independentemente de interesses partidários. (NS)



Elite brasileira



Raul Marcelo (PSOL) falou a respeito do início da assembleia de professores da Apeoesp para discutir os rumos da greve que, segundo o deputado, podem resultar em um final trágico para todos os servidores da educação. Para o parlamentar, o governo estadual tem sido insensível com a categoria pelo fato de não abrir um canal de negociação, assim como fez com os servidores da segurança pública. "Este é um governo da tradição da elite brasileira retrógrada, que trata os sofridos na base da força", declarou. Marcelo também defendeu o direito de greve, que, além de constitucional, "é fundamental para o avanço democrático no país". (NS)



Homenagem policial



Conte Lopes (PTB) parabenizou o deputado Olimpio Gomes (PDT) pela iniciativa de homenagear os policiais civis e militares da região de São Luis do Paraitinga. Para o parlamentar, a tragédia ocorrida na região e o trabalho realizado pelos policiais reforça o seu discurso de que não se justifica a diferença salarial por região estabelecida em lei. O parlamentar reforçou ainda a necessidade de a categoria reivindicar as vantagens de ser um policial. "Temos que nos valorizar perante a população e as autoridades pelo trabalho que fazemos", afirmou. (NS)



Heróis de Paraitinga



Edson Ferrarini (PTB) prestou sua homenagem aos "irmãos da Polícia Militar", que atuaram durante a tragédia ocorrida no município de São Luiz do Paraitinga e estavam presentes no plenário da Assembleia Legislativa. De acordo com o deputado, todos os presentes demonstraram a sua vocação. "Gostaria de cumprimentar o deputado Olimpio Gomes pela iniciativa", afirmou. Ferrarini ressaltou os riscos e dificuldades que os policiais enfrentam em seu dia a dia para atender a população. Além de elogiar a homenagem aos policiais, Ferrarini ainda defendeu a incorporação do Adicional Local de Exercício (ALE). (TB)



Devido reconhecimento



Donisete Braga (PT) classificou como um gesto de grande nobreza a homenagem organizada por iniciativa do deputado Olimpio Gomes aos policiais que atuaram na tragédia ocorrida no município de São Luiz do Paraitinga. De acordo com o deputado, não podem existir desigualdades com relação aos salários da corporação, lembrando ainda que as polícias de São Paulo têm o segundo pior salário do país. Para Braga, os policiais não têm o devido reconhecimento pelo seu trabalho. Ele ainda parabenizou o município de Santo André, que está completando 457 anos de existência nesta quinta-feira, 8/4, homenageando o ex-prefeito Celso Daniel, assassinado em 2002. (TB)

alesp