São Carlos inaugura centros de recuperação


05/02/2001 18:15

Compartilhar:


A deputada estadual Edir Sales (PL) congratulou-se com as autoridades de São Carlos pela inauguração de dois centros de recuperação para menores infratores naquela cidade.

O município firmou convênio com a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social e a Fundação para o Bem Estar do Menor (Febem), o que permitiu o funcionamento do Núcleo de Atendimento Inicial (NAI) e da Chácara da Semiliberdade. A partir dessa parceria os menores só serão encaminhados para unidades da Febem em casos de extrema necessidade.

Segundo a parlamentar, São Carlos sai à frente no que diz respeito a soluções para findar a crise na Febem. "Desde que motins e fugas se tornaram uma constante na instituição a superlotação de unidades tem sido apontada como uma das principais responsáveis pela crise. A descentralização é o ponto de partida para equacionar a questão e as autoridades de São Carlos demonstraram disposição para participar desse processo", afirmou Edir

O NAI se localiza no centro da cidade e poderá atender até 6 menores, enquanto que a Chácara, localizada no Recreio São Judas Tadeu, receberá cerca de 20 adolescentes. O Estado repassará cerca de 700 reais para cada menor, o que representa perto de 30% do que o governo gasta atualmente no sistema de privação de liberdade.

Edir destacou que dessa forma será possível atender os menores dentro de todos os conceitos de cidadania. "Os centros de recuperação poderão cumprir de fato seu papel de reeducar o pequeno infrator e de recolocá-lo na sociedade, de forma que possa se desenvolver e viver dignamente", concluiu a deputada.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Edir Sales - 3886-6599)

alesp