Proposta pode mudar transporte de passageiros do Grajaú


27/05/2003 16:59

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado João Caramez (PSDB) esteve no sábado, 24/5, na região do Grajaú, onde está propondo a implantação de um sistema de balsas para melhorar o transporte dos moradores do Jardim das Gaivotas. O parlamentar apresentou na Assembléia Legislativa uma indicação solicitando ao governador Geraldo Alckmin um estudo técnico que pode viabilizar a travessia hidroviária entre Grajaú, Interlagos e Diadema. O pedido do deputado atende antiga reivindicação das mais de 100 mil famílias residentes na região, que enfrentam demora e dificuldade para se deslocar até o centro de São Paulo, já que os bairros estão divididos pela represa Billings.

O morador do Jardim das Gaivotas chega a levar mais de duas horas para atingir o centro da Capital. Com a utilização de balsas o trajeto passa a ser de apenas meia hora. "Além disso o sistema não causa danos ao meio ambiente, tem custo baixo e boa velocidade, se considerando o trânsito caótico de veículos nos horários de pico da cidade".

João Caramez aproveitou a visita ao bairro para conversar com os moradores e pedir o empenho de todos para que a reivindicação seja atendida, uma vez, que, segundo ele, o governador Alckmin demonstra interesse no transporte hidroviário.

O deputado conheceu também o sistema de navegação operado na represa Billings pela EMAE, órgão governamental que facilita a travessia até São Bernardo do Campo no ABC.

Em conversa com empresários do ramo da navegação, o deputado apurou que para operar uma linha na região do Grajaú serão necessárias três composições com capacidade para 70 veículos de 500 passageiros. Os investimentos em atracadouros e embarcações podem ser realizados pela iniciativa privada, por meio de licitação da concessão para operação do serviço.

alesp