O "fantástico" na obra de Ivone Couto repleto de sonhos, enigmas e cor

Emanuel von Lauenstein Massarani
20/05/2003 14:48

Compartilhar:


O importante na obra de um artista, analisado no seu conjunto, é que seja compreendida, descoberta, decifrada, como um longo sonho, às vezes interrompido e depois retomado, com suas imagens, forças alternativas de visões e aproximações, suas voltas obcecadas, suas pulsações mais ou menos dominadas, suas evidências encobertas, seus signos revelados ou escondidos, seus recantos secretos e seus enigmas.

Tanto em seus desenhos quanto em suas litografias, Ivone Couto prefere se exprimir numa linguagem do passado, onde o mundo que ela nos descobre não se conceberia sem a assimilação anterior das idéias que ainda hoje agem sobre o que a nossa época tem de mais agudo e de mais jovem: as idéias de Freud e de André Bretton.

A obra de Ivone Couto se apresenta como um sonho a episódios nostálgicos, onde a fatos diurnos se aliam longínquas reminiscências e as cargas afetivas tendem a configurar um mundo de imagens no seio do qual se afirma um passado dinâmico, uma harmonia perfeita e plena das cenas e personagens de seus desenhos e gravuras, que podem evocar quase que simultaneamente os deuses da Grécia Antiga, a Era da Cavalaria, os Fatos da Renascença, os sonhos do nosso último fim de século e até mesmo as epopéias dos velhos garimpeiros das Minas Gerais.

O figurativismo de Ivone Couto tem personalidade própria. Seu pleno conhecimento do desenho serve a estruturar a figura humana. Inicialmente em branco e preto, hoje a cores, seus desenhos são obras cujos temas evidenciam o objeto central. A cor dá aos personagens um respiro, uma estrutura, um vulto, valorizando-os.

Cada tema, como no desenho "Guerreiro I", doado ao Acervo Artístico do Palácio 9 de Julho, corresponde à constante observação da vida. O seu traço é resultado de um feliz aprofundamento fantástico afim de que a imagem fale mais diretamente ao espectador.

A Artista

Ivone Couto nasceu em Morada Nova Minas no ano de 1959 (Minas Gerais). Cursou Belas Artes, Artes Gráficas e Gravura em Metal na Fundação Guignard em Belo Horizonte, Desenho Arquitetônico na Escola Politécnica de Minas Gerais, especialização em Litografia em Ouro Preto com João Quaglia, Escultura com Décio Lima, criatividade com Sara Ávila. Especialização em Litografia com Luis Lobo e pintura no 10º Festival de Ouro Preto.

Desde 1972 participa de intensas atividades didáticas: Arte Plásticas para Excepcionais no Colégio São José Belo Horizonte (1972); Curso de Artes Plásticas no Colégio Dom Bosco (1973); Aulas de Xilogravura e Metal no Atelier Livre de Artes Plásticas de Belo Horizonte (1974); Aulas de Iniciação Musical, Laboratório de Teatro e Folclore no Colégio Antônio Carlos (1975); Professora de Gramática na FAAP em São Paulo , dando aulas de Litografia, Metal, Xilografia e Serigrafia (1985 à 1988); Atualmente dá cursos diversos em seu atelier de litografia, desenho e modelagem.

Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas destacando-se entre elas; Salão Dostoiewsky em Belo Horizonte - MG.(1971); 4º Salão Universitário de Litografia em Belo Horizonte (1972); Museu de artes da Pampulha, Belo Horizonte (1973); XI Salão de artes plástica do Embú; 5º Salão Paulista de Arte Contemporânea - SP (1974); 8º Salão de Arte Contemporânea de Sã Caetano - SP; 24º Salão Nacional de Arte Moderna - RJ; Salão Nacional de Arte Universitária em Juiz de Fora MG; Galeria Vivência Belo Horizonte - MG (1975); Bienal de São Paulo - Litografias; 9º Salão de Arte Contemporânea, Santo André; 4º Salão Global de Inverno de Belo Horizonte - MG; 4º Salão de Arte Jovem no ICBEU de Santos - SP; Arte e Pensamento Ecológicos na Câmara Municipal de São Paulo - Litografia (1976); 1ª Mostra Universitária Mineira (MAUM) - Litografias; Galeria Acaíca Arte Classe A, Curitiba; Panorama de Arte Atual Brasileira no MAM de São Paulo; Galeria da Aliança Francesa (1977); Salão de Artes Plásticas do Maranhão; Salão de Cultura de la Caja da aharros de Navarra - Espanha - Litografias; Clube XV em Santos - Litografias; I Encontro de Arte Funcisa, Salvador BA; Grabados Brasileños, Cinco Técnicas - Caracas (Venezuela); VII Salão de Artes Plásticas de São Cristóvão - SE (1978); Arte Verão, Porto Seguro - BA; II Salão de Artes Plásticas Rio de janeiro - RJ (1979); Panorama de Desenhos e Gravura Brasileiro no MAM - SP - Litografias; III Salão de Artes Plásticas do CEC de MG - Litografias (1980); I Salão de Artes Visuais de Rio Claro - Litografias; 10º Salão Bunkio - Litografias -SP; 4ª American Biennial of Graphic Arts - Litografias -Cali (1981); V Mostra de Gravura da Cidade de Curitiba - PR; VI Exposição de Artistas da Praia de Pernambuco (1982); 1º Salão Nacional de Arte Contemporânea Embraer; Espaço SESC Paulista (1983); Espaço Cultural SAMBRA - Litografias; INTERGRAFIK 84 - Internacionale Trenale Engagieter Grafik in der; Deutschen Demokratischen Republik - Berlin; (1984); Internacional Print Bienal 1985, Taipei (Taiwan); 9º Internacional Print Bienale da Inglaterra e 7ª Mostra do Desenho Brasileiro, Museu de Arte Contemporânea do Paraná.

alesp