Vitor Sapienza: trabalho social é a meta


26/11/2002 14:20

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Existe uma lei, de autoria do deputado Vitor Sapienza, que determina que recursos arrecadados pelos cartórios e antes repassados à Associação Paulista de Magistrados, passem agora para a santa casa de cada região. Isso significa cerca de vinte milhões de reais, anualmente.

Essa iniciativa é parte de um trabalho que, ao longo dos anos, Sapienza vem desenvolvendo em busca de aprimorar o atendimento médico na rede pública, para a população mais carente. Outro trabalho é o de destinar às santas casas todo o dinheiro arrecadado nas zonas azuis.

Tais iniciativas são moções, projetos de leis e indicações como a que cria o programa "mãe-canguru" para bebês prematuros, nascidos na rede hospitalar pública; a que cria programa de incentivo ao aleitamento materno; a que obriga a implantação do exame do pézinho em bebês nascidos em maternidades públicas; a que determina o exame para a detecção da surdez precoce em bebês; a que implanta a exigência de caderneta de vacinação obrigatória; e várias outras, todas voltadas para o atendimento aos mais necessitados.

Vitor Sapienza tem, ainda, várias iniciativas voltadas para a preservação do meio ambiente, como a que pretende a reciclagem de lâmpadas fluorescentes, e para o incentivo ao treinamento e profissionalização dos jovens. Uma delas é o curso gratuito de informática que já formou quase vinte mil jovens. E outras, na área legislativa, como a que pretende fazer com que entidades públicas concedam estágio a estudantes universitários.

Um trabalho reconhecido em todo o Estado é com a Terceira Idade. Sapienza mantém uma pousada, o Lar Dona Pina, no Guarujá, onde hospeda, gratuitamente, milhares de idosos. Eles levam a roupa de cama, fazem a própria comida e têm a sua disposição, além da praia, salão de jogos, sala de TV e ampla área de lazer, distante apenas cem metros da areia.

alesp