Falta de vagas em UTI infantil de Sorocaba pode ter levado criança a óbito

Problema havia sido denunciado por deputado em maio
13/11/2003 14:14

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado José Caldini Crespo

O deputado José Caldini Crespo (PFL), 2.º secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, encaminhou, no mês de maio requerimento de informações ao secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, para saber quantas vagas de UTI infantil existem na rede pública hospitalar estadual e quantas existem em Sorocaba. Na época, o parlamentar havia recebido informações de que uma criança residente em Sorocaba foi transferida para uma UTI infantil no município de Marília, depois de esperar várias horas por uma vaga em Sorocaba. Apesar da espera e da distância que teve de percorrer em ambulância - 393 quilômetros - até a cidade de Marília, a criança conseguiu ser internada.

"A mesma 'sorte' não teve uma outra criança, que morreu ontem, por não ter agüentado o transporte, desta vez até Bauru, em busca de uma vaga na UTI infantil daquela cidade", disse o deputado Crespo, ao comentar matéria exibida pelo jornal Bom Dia São Paulo, da Rede Globo, na manhã desta quarta-feira, 12/11.

Indignação

O deputado Crespo lembrou que o Conjunto Hospitalar de Sorocaba é referência para toda a região. "Não é possível que um hospital tão importante não tenha condições de atender a essa demanda. É preciso que o governo do Estado tome providências. E isso tem de ser feito logo, pra ontem. Não é possível que crianças continuem a morrer por falta de atendimento", indignou-se o parlamentar.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp