Solicitadas informações sobre desempenho da rede de ensino paulista


21/06/2005 17:07

Compartilhar:


A deputada Ana Martins (PCdoB) requereu, em 21/6, do secretário de Educação do Estado de São Paulo, Gabriel Chalita, várias informações acerca da estrutura e do funcionamento da rede estadual de ensino. A deputada, por meio de 20 indagações, questiona o fato de a rede não se situar, em qualquer pesquisa, entre as melhores do País, apesar de o Estado de São Paulo ser o mais desenvolvido da Federação, possuir a maior arrecadação, assim como o maior número de unidades escolares e de educadores.

"Causa-nos estranheza a péssima colocação do Estado de São Paulo no ranking das melhores escolas públicas do País", explica a parlamentar. Segundo dados do Ministério da Educação, o Estado de São Paulo, no que diz respeito à prova de leitura e de interpretação de texto, não tem sequer uma escola dentre as dez primeiras colocadas, quando somente o Estado de Minas Gerais conta com quatro dentre as melhores.

A deputada menciona pesquisa publicada na revista Veja, edição 1892, na qual destacam-se as principais características encontradas entre as melhores escolas: todos os professores possuem curso superior ou estão cursando; os professores freqüentam pelo menos dois cursos de atualização; durante a jornada, eles se dedicam, ao menos duas horas diárias, à preparação das aulas; os alunos contam com atividades extracurriculares; todas as escolas têm bibliotecas; e os pais participam ativamente da vida escolar.

"Ao que tudo indica, existem problemas graves na política educacional aplicada em São Paulo. Por isso, estamos solicitando informações à Secretaria para que possamos diagnosticar os problemas e apresentar propostas para a melhoria da educação pública paulista", defende Ana Martins.

Reforma universitária

A bandeira histórica do Movimento de Luta pela Universidade Pública na Zona Leste, do qual a deputada é membro integrante da coordenação, bem como da Frente Parlamentar de Acompanhamento da USP Leste, que a deputada também integra, é a seguinte: educação pública, gratuita e de qualidade, da creche à universidade. A parlamentar está atenta aos prós e contras da segunda versão do anteprojeto de Reforma Universitária do MEC, lançado em 30 de maio.

A deputada lamenta a perda do cientista César Lates, que, durante a sua vida altamente fecunda, quando pensava a educação, dizia o seguinte: "a educação de qualidade para poucos é tão censurável quanto à educação de má qualidade para muitos: a primeira beneficia e consolida a aristocracia, a segunda, a ignorância".



amartins@al.sp.gov.br

alesp