Assembleia Legislativa poderá ter bicicletário


03/04/2009 16:13

Compartilhar:


O 1º vice-presidente da Assembleia, deputado Conte Lopes(PTB), apresentou um projeto de resolução para criar um espaço reservado para bicicletas na Assembleia Legislativa.

O deputado afirma que a Assembleia Legislativa tem quase que a obrigação de ser um exemplo para a sociedade, principalmente para outros órgãos públicos tanto na esfera municipal quanto estadual, na utilização e incentivo de transportes alternativos, sendo a bicicleta um dos principais deles, pois além de ser um veículo não poluente como automóveis e motocicletas, é um aliado contra o sedentarismo.

O uso de bicicleta como forma de transporte praticamente dobrou na Região Metropolitana de São Paulo entre 1997 e 2007. Segundo pesquisa Origem e Destino, divulgada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o número de viagens diárias de bicicletas na região saltou de 165 mil para 305 mil no período (crescimento de 84%). No decênio, o número de viagens não motorizadas (bicicletas e a pé) registrou crescimento de 18%. No total, o número de viagens de bicicleta ou a pé correspondem a 34% do total.

O deputado cita também como um bom exemplo, o Metrô de São Paulo que disponibilizou em diversas estações estacionamento e locação para as bicicletas e está reservando alguns vagões, nos fins de semana, para as mesmas.

clopes@al.sp.gov.br

alesp