Ato contra ampliação de Congonhas


06/04/2009 19:39

Compartilhar:


O deputado e professor Carlos Giannazi (PSOL) participou, no dia 5/4, de ato público organizado em conjunto com associações de moradores do entorno do Aeroporto de Congonhas, que mobilizou centenas de manifestantes. O movimento é contra a ampliação da pista, uma vez que se esse projeto for adiante prejudicará a saúde de milhares de pessoas e desapropriará mais de dois mil imóveis no bairro do Jabaquara.

"O projeto de ampliação atende a interesses econômicos das empresas aéreas e de empreiteiras, e terá dinheiro público direcionado para as PPPs", disse Giannazi em pronunciamento aos moradores e familiares de vítimas de acidentes aéreos presentes. Além disso, acrescenta ele, estão em jogo o aumento da poluição, o consequente agravamento da saúde da população do entorno e uma maior possibilidade de outros acidentes em virtude de um incremento no número de pousos e decolagens bem como nas liberações de aviões de maior tamanho e de capacidade de assentos.

Dentro de suas atribuições, Giannazi vem organizando na Assembleia uma frente de resistência contra a ampliação do Aeroporto de Congonhas e irá apresentar, nos próximos dias, um projeto de lei proibindo a obra. O parlamentar acrescentou que o aeroporto já opera sem cumprir a Resolução 188 da Anac, que limita o número de vôos e o tamanho das aeronaves que podem operar na pista. Por conta disso, ele vai pedir aos ministérios públicos estadual e federal que obriguem a Infraero a cumprir a resolução.



carlosgiannazi@uol.com.br

alesp