Da Tribuna


23/02/2012 17:01

Compartilhar:


Carnaval



Jooji Hato (PMDB) falou sobre as festividades do Carnaval. O deputado afirmou que, apesar de ser uma festa grandiosa e internacional, traz prejuízos como acidentes, consumo exagerado de álcool e mortes. Para o parlamentar, os moradores das regiões litorâneas não conseguem descansar no período devido à grande quantidade de turistas. "A cada cem metros há um carro tocando músicas inadequadas. Acontecem tantas ocorrências que a polícia não consegue dar conta de atender", declarou. (DA)



Orçamento



"São dias de festa que marcam as diversas formas de manifestação do povo brasileiro", disse Antônio Mentor (PT) ao comentar o carnaval. O deputado afirmou que está preocupado com dados do balanço orçamentário publicados no portal da transparência pelo município de Americana. Segundo o deputado, 32% do orçamento da cidade está comprometido com restos a pagar para o pagamento de dívidas . "Esse dado é alarmante, torna-se muito difícil para a cidade se manter e garantir serviços básicos para a população da região. É um déficit muito grande", disse. (DA)



Oeste paulista



Ed Thomas (PSB) afirmou que empresas estão deixando o Estado de São Paulo e procurando regiões onde exista maior incentivo fiscal. Sobre o Oeste paulista, o parlamentar declarou: "O interior precisa ser urbanizado. É preciso levar mais desenvolvimento para essas regiões, pois as empresas estão saindo de lá. Faço um apelo para que as empresas não deixem a região. É preciso números mais justos e decentes para que as empresas permaneçam", disse. (DA)



Portas-giratórias



Luiz Cláudio Marcolino (PT) defendeu a instalação das portas-giratórias como medida de segurança nas agências bancárias. O deputado afirmou que os bancos argumentam que essas portas trazem muitos gastos, mas "trata-se de segurança, essas portas impedem a entrada de marginais", declarou. O parlamentar pediu que fosse derrubado o veto do governo ao Projeto de Lei 1.281/07, de autoria do deputado Marcos Martins (PT), que prevê a obrigatoriedade da instalação das portas-giratórias, com detector de metais, no Estado de São Paulo. (DA)



Escolas de samba



Olimpio Gomes (PDT) parabenizou a escola de samba Acadêmicos do Tatuapé, que fez uma homenagem à deputada e cantora Leci Brandão e ascendeu ao primeiro grupo. O parlamentar lamentou a confusão que ocorreu na apuração das vencedoras do carnaval de São Paulo: "Foi uma ação premeditada para estragar o resultado, cometeram crime contra o patrimônio público e os culpados terão que pagar por isso". Gomes propôs que a Comissão de Segurança Pública da Casa convide o Ministério Público e as autoridades da Polícia para discutir o caso. (DV)



Locomoção



Carlos Giannazi (PSOL) cobrou do governo do Estado e da secretaria dos Transportes providências referentes à pavimentação da rodovia SP 249, no trecho da região de Apiaí até Riberão Branco. Segundo o parlamentar, denúncias e exigências já foram feitas ao governador , mas nada foi feito. "As pessoas não conseguem ir trabalhar, nem chegar aos hospitais", reclamou Giannazi, e acusou o PSDB de irresponsabilidade. Pediu que a obra para os habitantes do Alto Vale do Ribeira seja feita rapidamente: "Aquelas pessoas precisam se locomover". (DV)



Amianto



Marcos Martins (PT) mencionou uma reportagem publicada na revista Carta Capital, que fala da exposição de trabalhadores e pessoas aos males causados pelo amianto, material considerado cancerígeno, mas muito utilizado na construção civil, por sua resistência e baixo preço. A notícia fala da prisão, na Itália, dos fundadores da Eternit, que foram condenados por omissão intencional de cautelas e desastre ambiental doloso. Martins lamentou que o Brasil ainda não tenha tomado providências para acabar com uso inadequado da substância no país. (DV)



Presídios



Edson Ferrarini (PTB) defendeu a necessidade de o Estado de São Paulo ter maior número de presídios. De acordo com o deputado, a população carcerária é superior a 170 mil pessoas, de forma que o Estado precisaria construir cerca de 93 unidades prisionais para zerar o déficit de vagas no sistema. Segundo a Folha de S.Paulo divulgou esta semana, o déficit no sistema penitenciário paulista é atualmente de 83.205 vagas." É ilusão pensar que o crime vai acabar um dia, por isso essas unidades precisam ser feitas", declarou. (DV)



Meritocracia



Cauê Macris (PSDB) agradeceu ao secretário estadual da Cultura, Andrea Matarazzo, pela inclusão da cidade de Americana na Virada Cultural. Macris congratulou-se ainda com o governo paulista pela extensão do programa de recompensa por bom desempenho a todo o funcionalismo paulista. O programa, iniciado no governo Covas, institui, segundo o deputado, o sistema meritocrático na administração pública estadual, com o pagamento de bônus aos servidores que alcançam metas e se destacam no serviço público. Por fim, Macris comentou a confusão na apuração do carnaval de São Paulo e parabenizou a polícia por ter controlado um possível tumulto. (ot)



Drama humano



Exibindo foto publicada na Folha de S. Paulo de 11/1, Jooji Hato (PSDB) comentou o drama vivido por Tereza Viega que tenta resgatar sua nora dependente de crack das ruas do centro da capital paulista. "A folha nos ajuda divulgando casos como este", disse Hato, reforçando que é preciso cobrar do governo o combate ao tráfico de drogas. O deputado voltou a defender o projeto de sua autoria, aprovado na Casa mas vetado pelo governador, que proíbe garupa nas motos. Ele afirmou que em Araraquara estatísticas comprovam que a maior parte dos assaltos na cidade são praticados por motociclistas com garupas. (ot)



Pacientes compram marmitas



O deputado João Caramez (PSDB) parabenizou Itapevi pelos seus 53 anos e lembrou que seu pai, Rubens Caramez, foi um dos que lutaram pela emancipação da cidade e foi seu primeiro prefeito. O deputado abordou problemas na Educação e na Saúde na cidade, que hoje arrecada muitas vezes mais do que arrecadava quando Caramez foi prefeito, de 1993 a 1996. Ele lamentou que o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) não tenha acompanhado o crescimento da arrecadação. Para ilustrar o descaso com a Saúde, Caramez mostrou manchete de jornal acusando pronto-socorro de "não oferecer alimentação, obrigando os pacientes a comprar marmitas". (jm)



Ouvidos moucos



O deputado Luiz Carlos Gondim (PPS) parabenizou a campanha da solidariedade da CNBB cujo tema para 2012 é Fraternidade e Saúde Pública. "A campanha da fraternidade quer uma reflexão sobre a saúde no Brasil e acho que é hora de repensarmos o SUS, que universaliza a saúde, mas que apresenta vários problemas, como médicos e enfermeiras mal remunerados". Gondim lembrou que a tabela do SUS não tem aumento há praticamente dez anos e espera que os governos não façam ouvidos moucos para o que pede a campanha, saúde para todos, e atualizem a tabela para valores mais realistas. (jm)



Parabéns para Osasco



Marcos Martins (PT) parabenizou o município de Osasco pelos seus 50 anos e elogiou o crescimento de seu PIB " Osasco ocupa o 5º do Estado e o 12º do país " e o sucesso na luta contra o analfabetismo. Martins lembrou que o município tem problemas sérios de transporte coletivo. "O metrô tem de ir para a região metropolitana e a CPTM precisa reduzir o número de acidentes". Ele disse que encaminhou à Comissão de Transportes solicitação de convite ao presidente da CPTM e ao secretário de Tranportes, para que eles expliquem o porquê do exagerado número de acidentes. Martins cumprimentou a CNBB pela Campanha da Fraternidade deste ano. (jm)

alesp