Projeto cria Faculdade de Tecnologia de Rio Claro


15/03/2004 17:10

Compartilhar:


Da assesssoria do deputado Aldo Demarchi

O deputado Aldo Demarchi (PFL) apresentou na Assembléia Legislativa um projeto de lei que autoriza o governo de São Paulo a criar a Faculdade de Tecnologia de Rio Claro, unidade de ensino vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Segundo o texto do projeto, os cursos superiores oferecidos atenderão as "modalidades definidas em conformidade com a demanda do mercado regional".

Na justificativa que acompanha a proposta, o deputado observa que "a cidade de Rio Claro e a região que a circundam configuram-se um importante pólo industrial do Estado, contando com uma produção diversificada e em constante demanda por técnicos de nível superior e mão-de-obra especializada".

Características favoráveis

Demarchi destaca ainda que "o Governo do Estado de São Paulo tem envidado esforços para a disseminação do ensino técnico, na forma como indica a Lei de Diretrizes da Educação, o que tem aumentado o número de ETEs e FATECs". Assim, o deputado entende que "Rio Claro não pode ficar à margem desse movimento".

De acordo com o parlamentar, entre outras características favoráveis, o município tem "tradição no ensino técnico, pois encontra-se ali instalada e funcionando há décadas a ETE Armando Bayeux da Silva. Este fato justifica, ainda mais, a proposta que se apresenta, uma vez que os alunos egressos daquela escola técnica buscam possibilidades de prosseguir em suas áreas de formação".

adermarchi@al.sp.gov.br

alesp