Acervo Artístico

O fantástico, o real e o irreal nas esculturas de madeira reciclada de Antônio Martins.
02/06/2003 16:15

Compartilhar:


Emanuel von Lauenstein Massarani

Descobrir suas crenças e entender suas exigências espirituais e psicológicas constituem fatores preponderantes para uma melhor aproximação à obra de Antônio Martins, um artista que usa sua criatividade reciclando troncos ou pedaços de madeira abandonados no lixo ou na natureza.

Trata-se de um espírito criativo, felizmente sem sofrer qualquer referência cultural, onde impulsos de autodefesa materializam na escultura fragmentos ou figuras de seu sonhos.

Repleto de misticismo e vivendo num mundo que ele mesmo criou, Martins possui raízes que emergem, numa memória ancestral quanto a sonhos orientados para o amanhã, preocupado com a sobrevivência do homem e da natureza no seu habitat atual.

Longe de comparações o artista consegue, com todo o seu primitivismo, elaborar peças escultóricas que se aproximam muitas vezes de escolas de séculos passados.

A escultura "Oratória" de Antônio Martins, doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, pelo Doutor Paulo Pontes, Presidente do Instituto da Laringe de São Paulo, espelha a solidão do artista dentro do mundo que o cerca e sua obra é um exercício físico e psíquico, onde o fantástico, o real e o irreal se aglomeram com surpreendente resultado.



O Artista

Antônio Alberto Martins, escultor em madeira, nasceu em 1957, na Cidade de Guará no Estado de São Paulo. Técnico em eletrônica, artista autodidata, descobre sua vocação em fins da década de 60 ocasião em que, ensaia os primeiros desenhos. Foi premiado no Salão Le Bouganville com o prêmio Alphaville de Artes. Possui em seu Acervo particular mais de 90 esculturas realizadas em madeira reciclada.

Participa de exposições desde 1996, destacando-se entre elas: Espaço Cultural Grande Otelo - Osasco; Galeria de Arte Anibal Corrêa, Barueri (1996); Salão de Arte de Alphaville; Osasco Plaza Shopping; Agência Alphaville da Caixa Econômica Federal; Espaço Cultural da Assembléia Legislativa(1997); Escola Senai "Adriano José Macchini" e Semana Internacional do Meio Ambiente; Salão Rhodia Farma Ltda, São Paulo; Projeto Recicle Milhões de Vidas (1998); Espaço Cultural da Assembléia Legislativa; Salão Senac, Osasco; Teatro Municipal de Osasco (1999); Hall de Entrada do Aeroporto de Congonhas; Tênis Club Alphaville; Shopping Market Place São Paulo (2000); MAM - Museu de Arte Moderna em São Paulo; Sanatorinhos, Carapicuiba; Hall de Entrada da UniFMU, São Paulo (2001); Espaço Cultural CRC - São Paulo; Semana do Meio Ambiente Fiesp, São Paulo; Semana Meio Ambiente Carrefour; Feira e Congresso Internacional de Cidades "Urbis" (2002).

alesp