Diretoria da Ceagesp visita o Alto Tietê


06/11/2003 16:27

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Marcelo Candido

O deputado Marcelo Candido (PT) acompanhará o presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp) Valmir Prascidelli em uma visita a agricultores da região do Alto Tietê , dia 7/11, a partir das 10h. A atividade tem como principal objetivo discutir com os produtores rurais alternativas de parcerias e projetos que colaborem para a revitalização do setor e para a melhoria da qualidade de produção.

Prascidelli falará, entre outros assuntos, sobre o papel da Ceagesp no desenvolvimento da agricultura em São Paulo e sobre o Barracão do Produtor - um projeto piloto que pretende orientar os agricultores na melhoria da qualidade da embalagem, do transporte e da divulgação de seus produtos.

O Alto Tietê, que ficou conhecido como "cinturão verde" do Estado, presencia, nos últimos anos, a deterioração de suas áreas agrícolas e a queda de quatro toneladas/diana na produção de hortaliças. A falta de incentivos e de apoio das administrações públicas são as causas deste declínio, na avaliação dos próprios produtores. Em cidades como Suzano, por exemplo, onde há aproximadamente 300 agricultores, o setor é totalmente ignorado pelo poder público.

Segundo Marcelo Candido, a agricultura é uma área estratégica para o desenvolvimento da região: " É necessário que discutamos um projeto para a revitalização do setor no Alto Tietê, principalmente em Suzano, onde os produtores estão praticamente abandonados. Esta visita da diretoria da Ceagesp é, sem dúvida, uma forma de reanimar e reorganizar os agricultores para que juntos possam encontrar soluções viáveis para suas principais dificuldades. Também não podemos nos esquecer que, mesmo nestas condições, a agricultura ainda é setor importante do ponto de vista econômico porque gera emprego e garante o sustento a centenas de famílias em nossas cidades", salientou Candido.

Além de Suzano, o grupo visita as cidades de Mogi das Cruzes, Salesópolis e Biritiba Mirim.

mcandido@al.sp.gov.br

alesp