Dirigente de ensino quer escola na Riviera de São Lourenço


07/07/2005 17:34

Compartilhar:


A dirigente estadual de Ensino de Santos, Maria Lúcia dos Santos Almeida, defendeu a construção de uma escola com ensino fundamental, médio e de suplência na Riviera de São Lourenço, em Bertioga. A sugestão foi feita durante reunião com o deputado Fausto Figueira (PT), 1º secretário da Assembléia Legislativa, na quinta-feira, 7/7, em Santos.

"O bairro tem demanda suficiente para abrigar uma escola completa, com salas de aula, laboratórios e biblioteca. Não pode ficar apenas com algumas classes construídas emergencialmente pela Prefeitura. Isso não resolve. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, há um terreno disponível na Riviera para este fim", afirmou a diretora, lembrando que o modelo-padrão do estado é de escolas com 10 classes.

Figueira sugeriu parceria entre a iniciativa privada, como construtoras que atuam no bairro, e o governo.

A criação de classes noturnas de ensino médio supletivo no bairro foi proposta por moradores durante plenária de prestação de contas do mandato de Fausto em Bertioga, realizada no início de junho. Cerca de 100 alunos adultos, que concluíram o ensino fundamental no primeiro semestre, podem parar os estudos por falta de uma escola próxima de suas moradias.

Na ocasião, representando alunos da 5ª a 8ª série da Escola de Ensino Fundamental Mário Covas Jr, na Riviera, a aluna Elizete Marafigo disse que a maioria dos estudantes trabalha como caseiro ou zelador de casas do bairro e não tem condições de estudar em outro lugar, enfrentando gastos com transporte.

A dirigente de Ensino afirmou que uma escola demora cerca de um ano para ficar pronta e que todo o projeto deve passar pela Assembléia Legislativa, por conta da liberação de verbas. Uma saída imediata seria pedir transporte para a Prefeitura de Bertioga para que os moradores da Riviera pudessem freqüentar as aulas no centro da cidade, diz Maria Lúcia.



fausto@faustofigueira.com.br

alesp