Projetos visam criação de Fatec e de ETE em Ubatuba


10/06/2005 16:31

Compartilhar:


O deputado Geraldo Vinholi (PDT), 2.º secretário da Assembléia Legislativa, apresentou na última quinta-feira, 2/6, os projetos de lei 339/2005 e 340/2005, propondo a criação da Escola Técnica e da Faculdade de Tecnologia, respectivamente, como unidades de ensino do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps) no município de Ubatuba.

Lembrando que as Fatecs ministram cursos de graduação voltados para segmentos atuais e emergentes das atividades comerciais, industriais e do agronegócio regional e são instituições públicas de ensino superior de reconhecida qualidade, Vinholi destacou que "os diplomados pelas Faculdades de Tecnologia são profissionais de nível, aptos à atuação imediata e qualificada em sua especialidade".

De acordo com o deputado, na região de Ubatuba, que engloba também os municípios de São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba, apesar do grande número de moradores que almejam fazer um curso profissionalizante, "lamentavelmente, não é oferecida nenhuma formação nessa área por meio do ensino público estadual, ou seja, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza". O Centro Paula Souza administra atualmente 14 faculdades de tecnologia, com aproximadamente 11.700 alunos, em diversas cidades do Estado.

ETE

Por meio do Projeto de Lei 339/2005, o deputado Geraldo Vinholi propõe que seja autorizada a criação da Escola Técnica de Ubatuba. O PL prevê que caberá ao diretor superintendente do Centro Paula Souza as providências administrativas necessárias para a implantação da ETE da Estância Balneária de Ubatuba.

A capacidade turística do município foi ressaltada por Vinholi na justificativa do projeto. "Por ser uma cidade turística, Ubatuba necessita preparar profissionalmente seus jovens e trabalhadores para o novo mercado do turismo, do comércio e dos serviços gerados pelo turismo, além de formar profissionais para atuar em indústrias não poluidoras, como as eletrônicas e de processamento de alimentos."



gvinholi@al.sp.gov.br

alesp