Parlamento estadual implanta a "Assembléia Popular"


01/02/2005 17:12

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Enio Tatto

Assembléia Legislativa de São Paulo comemora 17 décadas colocando em prática o Projeto Lei 26, de 2003, de autoria do deputado Enio Tatto (PT), que "abre" a Casa para a população falar. "A Assembléia Legislativa de São Paulo tem uma história de compromisso inequívoco em favor da democracia neste Estado e no Brasil", afirma Tatto. "São 170 anos décadas de atuação nesse sentido, apesar de alguns indesejáveis intervalos forçados por regimes ditatoriais".

O projeto institui a "Tribuna Livre", que vai funcionar uma vez por semana, às quartas-feiras, no período entre 10 e 11 horas, no auditório Franco Montoro do Palácio 9 de Julho. Cada orador terá direito a expressar-se por até 10 minutos. Para falar, basta que se inscreva no mesmo dia e local em que pretende se pronunciar, obedecendo à ordem de chegada e de inscrições.

Para o deputado, a instituição da "Assembléia Popular" contribui para o fortalecimento do sistema democrático, pois "a iniciativa assegura ao cidadão comum a possibilidade de expressar publicamente suas opiniões, interagindo com o Poder Legislativo estadual, aproximando-se, assim, de suas decisões".

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp