Da Tribuna


16/03/2010 19:06

Compartilhar:


Valorização da polícia



Edson Ferrarini (PTB) enfatizou a luta dos policiais militares pela valorização salarial da categoria e elogiou a atuação da Associação de Defesa dos Policiais Militares do Estado de São Paulo (Adepom). De acordo com o deputado, a associação, presidida pelo coronel Luiz Carlos Nogueira, possui um excelente departamento jurídico e já conta com 10 mil associados. (TB)



Disparidade salarial



Para o deputado Conte Lopes (PTB) os policiais realmente têm de lutar por melhores salários, pois há uma disparidade entre o salário dos policiais paulistas e outras categorias, como a Polícia Federal. A PEC 300, que institui um piso salarial para policiais civis, militares e bombeiros dos Estados, corrigiria essa situação, segundo Lopes. Ele ainda criticou os projetos que acabam com a pena de prisão para pequenos traficantes de drogas: "Os traficantes continuam aliciando os nossos jovens", enfatizou. (TB)



Alento



Olimpio Gomes (PDT) defendeu a união dos servidores públicos estaduais com o objetivo de definir uma pauta da categoria, mas lamentou que, em casos anteriores, o governador não tenha mantido sua palavra nos entendimentos com o funcionalismo. "O alento é que faltam 17 dias para que o Estado se livre dessa mancha negra chamada José Serra", disse. . (TB)



Degradação



Enfatizando a "total degradação" do sistema de educação no Estado de São Paulo, Carlos Giannazi (PSOL), criticou a "repressão" do Ministério Público, que quer multar o sindicato dos professores pela realização da passeata do último dia 12/3, na avenida Paulista. Para ele, a atitude do MP criminaliza as entidades representativas da educação. O deputado também denunciou a Secretaria da Educação, que estaria assediando moralmente diretores de escolas estaduais para obter dados sobre os grevistas. (TB)



Futuro e presente



Donisete Braga (PT), ao comentar a rebelião na Fundação Casa de Itaquera, na última quinta-feira, destacou as más condições das crianças e jovens, além do salário irrisório dos funcionários da Fundação Casa. O deputado afirmou que já são mais de 15 mil jovens na instituição, sendo 20% deles da capital paulista, e propôs que se resgate e valorize o processo de formação da juventude. "Para que o jovem possa ter um futuro melhor, tem de ter um presente melhor", disse Braga, que ainda propõe a criação de comissão permanente da criança e do adolescente na Casa. (DB)



Educação e Segurança



Pedro Tobias (PSDB) defendeu o trabalho dos professores de escolas públicas do Estado, pedindo sua valorização e mais respeito com os educadores. "Queremos boa educação e segurança para a população", afirmou Tobias, sugerindo também a criação de Ministério da Segurança para coordenar a segurança pública. Com relação ao Movimento Nacional em Defesa do Policial, o deputado afirmou que, para haver aumento, são necessários resultados. (DB)



Despejo em Santo André



Vanderlei Siraque (PT) criticou o governo e o prefeito de Santo André pela falta de consideração com as 1.400 famílias que, há anos em áreas de risco, estão agora sendo despejadas de suas residências no Jardim Santo André. "Pobre é tratado como produto descartável", afirmou Siraque. Insatisfeito com a situação dessas famílias, o deputado concluiu: "As pessoas não eram tratadas como bichos, hoje são!". O deputado solicitou uma audiência ao Ministério Público para relatar o caso. (DB)



Ligação Santos-Gurarujá



Atendendo antiga reivindicação da população da Baixada Santista, o governador anunciou, na semana passada, a construção da maior ponte estaiada do mundo. Ligando os municípios de Santos e Guarujá, a obra terá cinco quilômetros de extensão, 80 metros de altura e custará R$ 700 milhões. Na opinião do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a obra mudará a vida dos moradores da região. "A ponte possibilitará que o usuário faça a travessia Santos-Guarujá em cinco minutos", comentou. (LP)



Satisfação



Baleia Rossi (PMDB) falou sobre a satisfação dos usuários do Hospital Estadual de Ribeirão Preto, constatada através de pesquisa feita pela Secretaria da Saúde junto aos usuários de 600 hospitais públicos do Estado. Ainda na área da saúde, Rossi mencionou a criação do Hospital Regional de Serrana, que terá 60 leitos e atenderá os moradores de 10 cidades, e o Instituto da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, voltado a pacientes com algum tipo de deficiência. (LP)



Nem tanto



"Diferentemente de Baleia Rossi, não tenho o que comemorar. Em meio a uma crise epidêmica de dengue hemorrágica com óbitos, a Baixada Santista está com déficit de leitos", informou Maria Lúcia Prandi (PT). A deputada ainda criticou a ausência de política para a área da saúde, declarando que a secretaria adota procedimento de "apagar incêncio", liberando verba apenas quando necessário. Prandi também citou a falta de quórum na Comissão de Educação, presidida por ela. (LP)



Esclarecimento sobre a vacina



Alertando a população sobre a veiculação de e-mail que induz a população a não se vacinar contra a gripe A (H1N1), o deputado Uebe Rezeck (PMDB) foi enfático ao declarar que a vacina não faz mal algum à saúde. As possíveis reações, segundo Rezeck, são as mesmas da vacina para gripe comum. "Qual o interesse que alguém teria em divulgar um e-mail como esse? É preciso esclarecer a população sobre a importância de se vacinar", esclareceu. (LP)



Reurbanização



Em resposta ao discurso de Vanderlei Siraque, Milton Flávio (PSDB) leu documento, de 14/1/2010, relatando que até 2015, nove mil famílias serão beneficiadas com a reurbanização do bairro Jardim Santo André, em Santo André. De acordo com Flávio, as famílias que vivem em área de risco serão atendidas graças a um convênio entre a atual administração e a CDHU. Outro assunto mencionado pelo deputado foi a vacinação contra a gripe suína. "Fui vacinado, e garanto que não há risco algum." (LP)

alesp