São Paulo vai sediar evento da frente contra a fome


25/02/2010 19:34

Compartilhar:


O deputado Simão Pedro (PT) será o anfitrião dos eventos realizados pela Frente Parlamentar Contra a Fome na América Latina e no Caribe, nos próximos dias 4 e 5/3, na Assembleia Legislativa. O grupo conta com o apoio da FAO, entidade ligada à ONU e é composto por parlamentares de 22 países. O Brasil possui dois representantes: Simão Pedro e o deputado federal Nazareno Fonteles.

No dia 4, das 8h15 às 17h, acontece um evento com a participação dos parlamentares que compõem a frente contra a fome. No dia 5, das 8h15 às 17h30, o objetivo será estabelecer um diálogo entre os parlamentares integrantes do grupo, membros da sociedade civil organizada e gestores públicos, para identificar estratégias comuns que garantam a segurança alimentar na América Latina e Caribe.

"Para mim será um orgulho receber a primeira reunião da frente parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo. O Brasil está na linha de frente em termos de programas e leis de segurança alimentar e esta reunião será uma oportunidade de passarmos nossa experiência para os parlamentares e entidades da América Latina", afirma Simão Pedro.

Entre as lideranças que já confirmaram presença no evento estão Michel Temer, presidente da Câmara, o senador Eduardo Suplicy e José Graziano, representante da FAO na América Latina e Caribe, além de diversas organizações não-governamentais nacionais e internacionais.

A Frente Contra a Fome na América Latina e no Caribe reúne parlamentares comprometidos com a luta contra a fome e com a necessidade de fazer da segurança alimentar um assunto estratégico dentro da atividade legislativa. O movimento foi lançado oficialmente na Conferência Interparlamentar sobre o Direito à Segurança Alimentar realizada no Panamá, em setembro de 2009, em conjunto pelo Parlatino (Parlamento Latino-Americano) e pela FAO.

Infelizmente, o combate à fome no continente retrocedeu, segundo a FAO, por causa da crise financeira internacional: o número de pessoas que passam fome na América Latina e Caribe havia involuído para 47 milhões e voltou para os atuais 51 milhões.



Confira a programação do evento:





Dia 4/3



8h15 " Credenciamento dos parlamentares



9h " Abertura



9h45 " Cúpula Mundial de Alimentação 2009/antecedentes e

projeções da Frente Parlamentar contra a Fome



10h45 " Pausa para o café



11h " Fala por país



12h45 " Pausa para o café



12h55 " Fala por país (continuação)



14h " Almoço



15h30 " Funcionamento da Frente Parlamentar contra a Fome: linhas prioritárias para 2010



17h " Fechamento do documento de acordo







Dia 5/3



8h15 " Credenciamento dos participantes



9h " Ato de inauguração



10h " Painéis por eixo temático I e II



12h " Pausa para café



12h30 " Painéis por eixo temático III e IV



14h30 " Almoço



15h30 " Plenária geral



17h " Declaração do Fórum



17h30 " Coquetel





Eixos Temáticos:



I " Direito à alimentação: elementos chave para um marco legal



II " Programas de segurança alimentar e compra da agricultura familiar



III " Estratégia de combate à fome: participação cidadã



IV " Cooperação Sul-Sul: O que podem fazer os parlamentares?

alesp