Da Tribuna


10/05/2011 20:15

Compartilhar:


Investimento



Edinho Silva (PT) reclamou da Fundação Casa e do governo do Estado pelo fechamento da unidade de semiliberdade em São Carlos, transferindo os jovens dali para Araraquara, cuja unidade, segundo o parlamentar, ficará lotada e sobrecarregada ao recebê-los. A alegação para o encerramento das atividades daquela unidade foi o corte de gastos, mas Edinho Silva lembra que essas instituições oferecem aos adolescentes um programa de recuperação, devendo, portanto, ser encaradas como investimento pelo Estado, e não como custo. (VB)



Tripé do ensino



"A carreira de professor tem que ser valorizada", disse Itamar Borges (PMDB), que lembrou do programa que aplicou, com bons resultados, segundo ele, no município de Santa Fé do Sul, de que foi prefeito. Borges disse que o programa foi baseado no tripé aluno-família-valorização do professor. Ele pediu o apoio dos colegas para a criação de um programa parecido, que valorize e reconheça o valor do trabalho dos profissionais do ensino e os recompense corrigindo perdas salariais. Para ele, isso poderá trazer resultados que melhorem a avaliação do Idesp, indicador de qualidade do ensino em São Paulo. (VB)



Bico oficial



A Operação Delegada, criada para a diminuição da criminalidade na cidade de São Paulo, oficializa, segundo Olimpio Gomes (PDT), o bico dos policiais da PM. De acordo com o deputado, há um déficit de seis mil policiais militares e três mil policiais civis mas, mesmo assim, os concursos foram suspensos pelo governo anterior. Para Gomes, o governo do Estado deve ser pressionado para preencher essas lacunas. Não há como justificar o fechamento de distritos policiais, como vem sendo feito. (VB) (ot)



Servidores públicos 1



"Provavelmente hoje votaremos o PLC 49/2010", anunciou Carlos Giannazi (PSOL), referindo-se ao projeto que altera o artigo 36 da Lei Complementar 1.111, que dispõe sobre as gratificações de pesquisador e estenotipista. Giannazi ainda afirmou que, no primeiro trimestre de 2011, houve excesso de arrecadação no Estado e, "com esse dinheiro, daria para fazer o reajuste salarial de todos os servidores estaduais". A respeito da reposição das perdas salariais dos servidores do Judiciário, ele criticou o TJ e lembrou que "até agora o acordo não foi cumprido". (DK)



Nova agência do INSS



Luiz Marcolino (PT) lembrou da presença de vários ministros no Legislativo paulista: os ministros da Educação, dos Transportes, da Saúde, e, nesta terça-feira, 10/5, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, que esteve em reunião com lideranças da área cultural do Estado. O parlamentar ainda parabenizou o governo federal pela inauguração de agência do INSS no Butantã. "O governo de Fernando Henrique Cardoso estava desmontando a Previdência Social do Estado e, agora, os governos de Lula e Dilma estão revertendo essa política de privatização". (DK)



Servidores públicos 2



Segundo Marcos Martins (PT), "as Fatecs estão para entrar em greve porque há prédios em condições precárias, faltam estrutura e professores", que precisam ser transferidos para outras unidades com a finalidade de tapar buracos da ausência de profissionais da categoria. O parlamentar ainda criticou o governo por causa dos baixos salários dos servidores públicos de diversos setores e pelo descumprimento da data-base salarial dos servidores do Judiciário. "Temos que ficar atentos aos problemas do nosso Estado e procurar solucioná-los com urgência", alertou. (DK)



Delegacia extinta



Referindo-se aos discursos dos parlamentares em defesa dos servidores públicos do Estado, José Bittencourt (PDT) afirmou que não são "discursos de oposição, mas de necessidade. O servidor precisa de voz nesta Casa". Bittencourt também comentou o Decreto 56.981/2011, que extingue a delegacia de polícia do 1º Distrito Policial do município de Barra do Turvo, e criticou o governo estadual pela medida decretada. "Não estamos em condições de fechar delegacias. A cidade está sendo penalizada com esse decreto e o governo deveria refletir a respeito dessa extinção", pediu. (DK)



Prefeitura vs. Estado



Marco Aurélio (PT) exibiu matéria da Vanguarda TV sobre as famílias que abandonaram suas casas após chuvas no bairro Rio Comprido, município de São José dos Campos. De acordo com a reportagem, só o município fez o repasse do auxílio aluguel para as famílias que não têm condições de pagar locação das casas novas, quando esse valor deveria ser dividido entre prefeitura e Estado. "Se com a Prefeitura de São José, que é do mesmo partido do governo estadual, aconteceu isso, o que pode acontecer com as famílias da região norte de São Paulo, que serão desapropriadas devido às construções do trecho do Rodoanel?". (DK) (ot)

alesp