Gondim pede equipamentos para o Hospital Luzia de Pinho Melo


06/02/2001 18:41

Compartilhar:


Deputado espera a instalação de aparelhos de ressonância magnética, mamografia e tomografia computadorizada

O deputado estadual Luís Carlos Gondim (PV) irá solicitar ao governador em exercício Geraldo Alckmin (PSDB) a liberação de recursos para a aquisição de aparelhos que deverão ser instalados no Hospital Luzia de Pinho Melo, no Mogilar, ainda este ano.

"Precisamos garantir ao cidadão a redução do risco de doenças e acesso a serviços eficientes que venham a garantir um tratamento adequado e a sua recuperação no prazo mais curto possível", afirmou o parlamentar. Ele espera que o governador autorize a compra de um aparelho de ressonância magnética, mamografia e tomografia computadorizada. No ano passado, a alegação do Estado para a ausência desses serviços no Luzia, uma referência do atendimento do sistema público no Alto Tietê, foi a falta de recursos. "Sabemos que a situação financeira do Estado não é das melhores, mas a reforma da máquina nos últimos anos foi eficiente e agora as contas estão equilibradas. É hora de o governo reforçar suas prioridades na área social", declarou o deputado.

Segundo ele, os pacientes enfrentam enormes dificuldades quando precisam ser submetidos a esses exames. "Na maioria dos casos, a pessoa já não está se sentindo bem. Além disso, precisa se deslocar até São Paulo para conseguir os exames. Isso é um absurdo. O nosso cidadão tem de ser tratado com mais atenção", ponderou Gondim.

O deputado, que também é médico, ressaltou ainda que os aparelhos são fundamentais à prevenção de doenças graves como o câncer porque garantem a identificação precoce dos problemas. Atualmente, os pacientes têm de perambular por vários hospitais e esperar até seis meses pela realização dos procedimentos.

"Temos uma população de 1,2 milhão de habitantes em nossa região e a maioria não pode pagar pelos exames. Essa é uma situação caótica, já que os investimentos em prevenção praticamente não existem. Esse é um quadro que precisa ser alterado e iremos batalhar muito no governo estadual", destacou.

Para ele, a liberação rápida dos resultados também ajuda os profissionais da área de saúde a adotarem medidas com urgência para evitar que o quadro do paciente se torne mais grave. "O Estado sabe que investir na área social significa melhorar a saúde. Esperamos a instalação desses aparelhos ainda este ano", concluiu o deputado estadual.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Luís Carlos Gondim - 3886-6549/6552)

alesp