Comissão de Defesa do Meio Ambiente discute contaminação em Mauá


21/08/2001 19:25

Compartilhar:


A Comissão de Defesa do Meio Ambiente, presidida pelo deputado Rodolfo Costa e Silva (PSDB), realiza nesta quinta-feira, 23/8, às 10h30, no auditório Franco Montoro, audiência pública para apurar o caso de contaminação do solo no conjunto residencial Barão de Mauá. A audiência foi solicitada pelo deputado Jorge Caruso (PMDB), que solicitou também cópia do laudo da área apresentado pela construtora na época do início do empreendimento, bem como parecer emitido pela prefeitura, além de informações junto à Cetesb sobre eventuais análises da área realizadas ao longo desse período.

Coleta de informações. A Comissão convidou para a reunião representantes da Construtora SQG, responsável pelo empreendimento, da Cetesb, da Secretaria da Saúde de Mauá, dos moradores e da Cofap, antiga proprietária da área, que a vendeu para a Cooperativa Habitacional Nosso Teto em 1994.

Segundo o deputado Donisete Braga (PT), vice-presidente da Comissão, "a preocupação desta audiência é levantar informações sobre o ocorrido, esclarecendo-as, uma vez que todos os envolvidos estarão presentes e que estão sendo divulgadas informações díspares e contraditórias pela imprensa. Além disso, os deputados poderão esclarecer os moradores, sobre seus direitos para o ressarcimento de seus danos físicos, materiais e morais".

Riscos. Moram no local aproximadamente 5 mil pessoas, que correm risco de contrair várias doenças, inclusive câncer. Há também o risco de explosões, em virtude do acúmulo, no subsolo do condomínio de cerca de 45 tipos diferentes de gases tóxicos.

alesp