OPINIÃO: Terror, a arma dos covardes

Sidney Beraldo*
16/03/2004 20:01

Compartilhar:


Madri, capital da Espanha, foi palco no último dia 11 de março de mais uma demonstração de intolerância e insanidade. Atentados terroristas mataram 200 pessoas, feriram e mutilaram milhares de outros seres humanos em trens de passageiros. Diante de tão bárbaros acontecimentos, em um país que possui vínculos profundos com o Brasil, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo não pode ficar calada.

Ao contrário do que muitos acreditam (os próprios inclusive), os terroristas são antes de tudo covardes.

Covardes porque, em geral, se escondem quando praticam suas ações.

Ações e atentados que, em geral, são praticados contra alvos civis, indefesos e despreparados.

Se tivessem a coragem que tentam transmitir em suas ações, travariam a luta em campo aberto contra alvos armados da mesma maneira.

Se fossem mesmo corajosos, com C maiúsculo, abandonariam as armas de fogo e usariam apenas as armas do conhecimento e da defesa de idéias que levem a humanidade ao progresso material e espiritual.

O terrorista é, em geral, um obscurantista.

Defende idéias do atraso. Defende idéias de corporações. Defende idéias que, em geral, tentam fazer com que a maioria se submeta à vontade de uma minoria.

Se não vejamos o exemplo do Afeganistão.

Bastou o Taleban ser derrubado e a população voltou a praticar o livre comércio, voltou a praticar esportes, voltou a freqüentar cinemas e teatros, que haviam sido proibidos pelos fanáticos.

O terror, aliás, é sempre obra de fanáticos.

O que leva um ser humano a prender explosivos em seu próprio corpo para tirar a vida de outros seres humanos?

Só o fanatismo que o faz crer numa vida melhor em um suposto paraíso de assassinos.

O princípio de toda prática espiritual é a harmonia entre os seres humanos e a natureza.

Nenhuma corrente política ou religiosa que prega a aniquilação física daqueles que são contrários aos seus princípios pode ser tolerada.

Mas a luta para que essas flores do mal não germinem tem de ser travada no campo das idéias.

Tem de ser travada como fez Mahatma Gandhi, que combateu o domínio inglês e levou a Índia à independência sem disparar um único tiro.

Conquistar corações e mentes de maneira pacífica para causas justas dá muito mais trabalho. Exige sabedoria e paciência. Não é tarefa para incompetentes.

Pois é justamente isso que também são os terroristas. Além de covardes e obscurantistas, são incompetentes.

Os terroristas que mataram e mutilaram centenas de pessoas na Espanha foram covardes, incompetentes e desumanos.

São assassinos que só sabem agir contra pessoas indefesas.

Além de prestar nossa solidariedade aos familiares das vítimas e ao povo espanhol, gostaria de dizer que os terroristas, sejam eles da Al Qaeda, do ETA ou de qualquer outra organização, vão perder essa guerra.

Vão perder essa guerra porque nós, que usamos as idéias e as palavras, queremos promover o bem estar dos seres humanos.

E para isso oferecemos a melhor e mais antiga necessidade e preceito para a sobrevivência do homem na face da terra: a liberdade.

Nós, aqui no Brasil, damos exemplos para todo o mundo de como é possível estabelecer a convivência harmônica e pacífica entre os mais diferentes credos, religiões e idéias políticas.

E essa tradição de harmonia foi sendo construída justa e principalmente pelos povos europeus que difundiram conceitos como o iluminismo, que pregava a liberdade, a igualdade e a fraternidade.

Povos que construíram e promovem, há milhares de anos, o conceito de democracia, o governo do povo, para o povo, em função do povo.

E é com essas armas que o terror será derrotado.

Viva a Espanha!!!

Sidney Beraldo, presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

alesp