Assuntos municipais são tratados em Campos do Jordão


23/03/2004 20:49

Compartilhar:


Da Redação

Situada a 1.700 metros acima do mar, com 50 mil habitantes e mais de um terço de seu território ocupado pelo horto florestal administrado pelo Estado, Campos do Jordão oferece sua tranqüilidade, seu ar puro e sua temperatura amena aos acalorados debates de prefeitos paulistas sobre a situação dos municípios. Está acontecendo na cidade o 48º Congresso Estadual de Municípios.

O evento foi inaugurado nesta segunda-feira, 22/3, no Artes&Convention Center, em sessão presidida pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo, da qual também participaram o presidente da Associação Paulista de Municípios (organizadora do congresso) e prefeito de Osasco, Celso Giglio, o prefeito de Campos do Jordão, Lélio Gomes, o senador Romeu Tuma, o presidente do Tribunal de Contas do estado de São Paulo, Renato Martins Costa e outras autoridades. Os deputados Vanderlei Macris, Pedro Tobias, Maria Lúcia Amary, do PSDB, e Ana Martins, do PCdoB, também estiveram na abertura do congresso.

O grande tema da sessão inaugural foi a situação aflitiva vivida pelos municípios e a necessidade de uma ampla revisão do pacto federativo, que distribua com mais justiça os recursos tributários.

Debates

Nesta terça-feira, 23/3, começaram os ciclos de debates. Pela manhã, o representante do Ministério de Ciência e Tecnologia, César Callegari, o assessor da Secretaria estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Lívio Giosa, e o presidente do Sebrae de São Paulo, Alencar Burti, abordaram o tema "Arranjos Produtivos Locais" e "Turismo, um pólo de desenvolvimento".

O secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Antonio Duarte Nogueira, falou sobre a importância do agronegócio. E no final da tarde foi a vez de o secretário estadual de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, tratar do assunto Parceria Público-Privada, como solução para o saneamento básico no Brasil.

Em outra mesa presidida pelo deputado Pedro Tobias (PSDB), foram discutidas as "Novas diretrizes da Saúde para a gestão municipal". Assuntos como política e regularização habitacional, sustentabilidade ambiental dos municípios também compuseram a programação dos debates desta terça-feira.

alesp