Seminário vai debater destinação de resíduos sólidos


19/05/2003 17:10

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Na próxima quarta-feira, 21/5, das 9 às 12h, será realizado no Plenário José Bonifácio da Assembléia Legislativa de São Paulo o seminário Diretrizes para uma política de destinação de resíduos sólidos. O evento é uma iniciativa do Grupo de Trabalho criado na Casa para compilar os projetos sobre o assunto já existentes e elaborar uma nova política estadual de destinação desse tipo de lixo.

Segundo especialistas, a destinação e o tratamento adequados dos resíduos industriais gerados no Brasil poderia resultar em negócios da ordem de R$ 1 bilhão por ano. Já estimativas da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos (Abetre) indicam que 71% dos resíduos industriais vão para os aterros, 4% são incinerados, 19% são co-processados (transformando-se em combustíveis para os fornos das indústrias de cimento), 3% recebem tratamento físico-químicos e só 3% dos resíduos gerados nos serviços de saúde são tratados adequadamente. Atualmente, a cidade de São Paulo produz diariamente 15 mil toneladas de lixo, dos quais só recicla 0,1%, quando poderia fazer a reciclagem de 5 % dos resíduos produzidos.

Além do presidente Arnaldo Jardim, o Grupo de Trabalho é constituído pelos deputados Donisete Braga (PT), Jorge Caruso(PMDB), Rodolfo Costa e Silva (PMDB) Giba Marson (PV); Luís Carlos Gondim (PTB); Eli Corrêa Filho (PFL) e Orlando Morando (PSB). "Todos devem ter em mente a importância desta discussão, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico, pois as montanhas de lixos que são desperdiçadas poderiam ser convertidas, por meio de reciclagem, em riquezas, gerando inúmeros empregos", afirmou o deputado Arnaldo Jardim.

alesp