Aprovado projeto que institui a Semana de Cultura Negra


06/11/2003 15:08

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Nivaldo Santana

Foi aprovado nesta terça-feira, 4/11, o Projeto de Lei 672/2000, do deputado Nivaldo Santana (PC do B), que institui a Semana de Cultura Negra no Estado de São Paulo.

O evento será incluído no calendário oficial de festividades do Estado e realizado anualmente, acompanhando as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, que ocorre em 20 de novembro. Seu objetivo é mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a celebração da cultura negra, estimulando uma reflexão sobre sua importância na formação cultural do povo brasileiro.

O Poder Executivo é incentivado a promover, através das secretarias de Educação e de Cultura, programas e eventos que motivem uma discussão sobre o tema em toda a rede pública de ensino. Para que isso, o projeto autoriza a parceria com prefeituras, Câmaras de Vereadores, escolas e universidades públicas e privadas, empresas privadas, entidades do movimento negro e organizações não-governamentais, entre outras.

"Pretendemos incentivar cada vez mais manifestações e expressões culturais dos afrodescendentes, que têm cultura bastante rica e dinâmica", explica Nivaldo Santana. "A contribuição da herança cultural dos descendentes de africanos está presente em vários aspectos do cotidiano do povo brasileiro, especialmente nas manifestações artísticas, lingüísticas, na culinária, no folclore, na religião e nos costumes", ele conclui.

gabinete@nivaldosantana.com.br

alesp