Mariana Balbino: fazer política é trabalhar por uma vida melhor


06/11/2003 20:29

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Deputada jovem em 2002, Mariana Garcia Balbino, 15 anos, ainda é chamada de deputada em sua cidade, Adamantina. A experiência foi tão proveitosa que a intenção de se recandidatar foi imediata, e hoje Mariana comemora a reeeleição. "Foi uma verdadeira vitória estar entre os 94 deste ano", afirma.

O gosto pela política é antigo. Mariana sempre participou da vida escolar como representante de classe ou integrando o grêmio escolar. Atualmente, é representante da sala e diretora de imprensa do grêmio. Ela ainda não definiu a carreira que vai seguir, mas a alternativa preferida é a política, embora também pense em engenharia ambiental e jornalismo.

Na primeira vez que participou do Parlamento Jovem, Mariana se elegeu pelo Partido da Natureza e apresentou um projeto que tratava do pagamento de dívidas de impostos sonegados por meio de contribuição para o meio ambiente. Desta vez, após refletir, concluiu que o maior problema enfrentado pelos jovens antes de acabarem o ensino médio é a escolha da futura profissão. Preocupada com isso, resolveu mudar para o Partido da Educação e apresentar um projeto sobre teste vocacional gratuito para alunos da rede pública. "O teste vocacional é uma alternativa que esclarece esta dúvida", justifica a deputada jovem.

A escolha de seu projeto foi por unanimidade. "Na verdade, fui escolhida antes mesmo de montar o projeto, pois já havia participado no ano passado e a escola achou que eu a representaria melhor", conta. Antes de elaborar o projeto, Mariana pesquisou sobre os benefícios do teste vocacional e entregou a proposta pronta à professora coordenadora, que não fez nenhuma modificação no texto.

Para Mariana, ser deputada jovem é sentir-se mais responsável pelo seu país. "Sinto-me mais cidadã", diz. A política, para ela, é dar a própria opinião, discutir e defender suas idéias, mas é também estar aberto às idéias e opiniões contrárias, visando sempre à melhoria do meio em que se vive.

"O Parlamento Jovem é uma iniciativa maravilhosa para todos, pois nos dá a oportunidade de expressar nossas idéias e de tentar ajudar o nosso Estado", avalia a deputada jovem. "Além disso, abre muitas portas para que possamos aprender e compreender melhor os problemas e tentar encontrar soluções práticas para eles".

alesp