Programação da TV Assembléia para esta quinta-feira, 18 de março de 2004


17/03/2004 18:20

Compartilhar:


5h57 - Depoimento - No programa de hoje o músico e professor Luiz Tatit. Compositor, cantor e violonista, integrou o Grupo Rumo em 1974. Na época da vanguarda paulista, o Rumo obteve destaque com um novo modo de cantar, o chamado "canto falado", em que as letras, geralmente longas, eram meio cantadas, meio faladas. Lançaram seu primeiro disco nos anos 80.

6h55 - Jornal da Assembléia - Telejornal com a cobertura dos principais fatos do dia no Parlamento paulista.

7h55 - Quarto Poder - Um universo pouco retratado na mídia: o de cinco mil mulheres detentas. O jornalista Antonio Carlos Prado, editor da revista Isto É, autor do premiado livro "Cela Forte: Mulher", debate este tema com o também jornalista Renato Lombardi, de O Estado de S. Paulo, e as deputadas Beth Sahão(PT) e Havanir Nimtz (Prona).

8h55 - Frente e Verso - O deputado Ítalo Cardoso (PT), que cumpre o seu primeiro mandato no Parlamento paulista, narra detalhes do início de sua trajetória política, fala sobre seus planos futuros e sua atuação no Legislativo paulista.

10 h - Vivo - O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Sidney Beraldo (PSDB), em sessão solene, apresenta resultados do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico.

11h55 - Assembléia Debate - O programa trata da degradação da bacia do Guarapiranga, responsável pelo abastecimento de quase 20% da população da Capital paulista. A região passa por um acelerado processo de degradação, devido à ocupação desordenada. Em fevereiro último, o governador enviou ao Legislativo paulista projeto de lei que define a área de proteção e recuperação dos mananciais da bacia hidrográfica dessa represa. A idéia é criar um novo modelo de desenvolvimento, com a participação da população e de prefeitos. Os problemas e a importância de uma nova legislação são algumas das questões abordadas no programa de hoje, que conta com a participação dos deputados Donisete Braga (PT) e Orlando Morando (PL).

12h55 - Em Discussão - O tema do programa é o projeto de lei, recém-aprovado pelos deputados paulistas, que cria novas regras de zoneamento industrial na Região Metropolitana de São Paulo. Questões como a proteção do meio ambiente, a reclassificação de categorias das fábricas que podem ser implantadas, o trecho da Serra da Mantiqueira, em São José dos Campos, declarada área de proteção ambiental são discutidos pelo deputado Donisete Braga (PT) e Paulo Sérgio Suares, secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Mauá; além de Luiz Almeida e José Zaccarelli, respectivamente diretor e diretor-adjunto do Ciesp de Santo André.

14h30 - Plenário/Ao Vivo - Programação variada, conforme a duração da Sessão Ordinária.

20h - Jornal - Telejornal com a cobertura dos principais fatos do dia no Parlamento paulista.

21h - Quarto Poder - O programa aborda questões relativas ao funcionamento das rádios comunitárias: qual o papel social e educacional que exercem, as dificuldades que enfrentam, as leis que emperram o crescimento dessa mídia. Participam os deputados José Zico Prado (PT) e Luis Carlos Gondim (PTB), o jornalista Clóvis Duduka Monteiro e Gerônimo Barbosa de Souza, diretor da Rádio Heliópolis.

22h - Assembléia Debate - O tema do programa é o 13.º aniversário do Código de Defesa do Consumidor. Passado mais de uma década, será que o brasileiro tem consciência dos seus direitos? E como ampliá-los? Essas e outras questões são debatidas pelos deputados Maria Almeida (PFL) e Romeu Tuma (PPS) e Maria Lumena Sampaio, ex-diretora do Procon.

23h - Plenário/Ao Vivo - Programação variada, conforme a duração da Sessão Ordinária.

2h - Frente e Verso - Num bate-papo descontraído, o deputado Ricardo Castilho (PV) conta detalhes de sua trajetória política.

3h - Em Discussão - O tema do programa de hoje é o projeto de lei que institui a segunda opinião médica na rede estadual de saúde. Segundo o deputado Afanasio Jazadji, autor do projeto, "entende-se por segunda opinião médica o parecer emitido por outro profissional ou junta médica sobre o diagnóstico anterior". O parlamentar explica que a fórmula é usada com sucesso nos Estados Unidos e em outros países. No Brasil, ela será voluntária, se solicitada pelo paciente ou seu responsável legal, ou obrigatória, caso seja determinada por critérios da Secretaria da Saúde. Participam Afanasio Jazadji (PFL), e os doutores Assad Frangieh, Vlademir Conte e Manoel Antonio Peres.

5h - Música no Hall - Apresentação da Orquestra de Câmara da Unesp no Hall da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp