Frente parlamentar pretende evitar evasão de empresas


20/04/2007 16:12

Compartilhar:


O deputado Vanderlei Siraque (PT) protocolou em 19/4 pedido de criação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Estado de São Paulo. Outros 11 parlamentares vão compor o grupo: Antonio Mentor (PT), Alex Manente (PPS), Carlinhos Almeida (PT), Donisete Braga (PT), José Candido (PT), Mário Reali (PT), Orlando Morando (PSDB), Olimpio Gomes (PV), Roberto Felício (PT), Simão Pedro (PT) e Vanessa Damo (PV).

A participação de São Paulo nesse setor diminuiu significativamente nos últimos anos. De 100% da oferta nacional de eteno (importante matéria-prima de resinas plásticas) em 1972, a participação do Estado caiu para apenas 15%, enquanto pólos como o Rio Grande do Sul e a Bahia respondem por 37% e 33%, respectivamente. Uma das causas desse quadro desfavorável é que os outros Estados oferecem incentivos fiscais para atrair as empresas e os clientes: baixam a alíquota do ICMS para 12%, que é de 18% em São Paulo.

Para Siraque, a criação da frente é uma forma de fortalecer o debate sobre o tema e, principalmente, desenvolver propostas para estancar a evasão de recursos e recuperar o espaço perdido pelo Estado no mercado nacional. "Espero que essa frente dê uma efetiva contribuição na busca de soluções para a retomada da competitividade do setor em São Paulo", finaliza o deputado.

vsiraque@al.sp.gov.br

alesp