Jornalista discute a realidade do idoso


22/11/2002 15:37

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Discutir conceitos e idéias sobre a realidade do idoso, com ênfase na importância da participação e reivindicação dos direitos, é o objetivo central da audiência pública que a Frente Parlamentar Estadual Pró-Envelhecimento Saudável promoverá na segunda-feira (25/11), às 14 horas. A Frente foi criada e é coordenada pela deputada estadual Maria Lúcia Prandi, que convidou a jornalista e escritora Helle Alves para debater o tema.

A convidada

Helle Alves é presidente do Centro Regional do Idoso do Litoral Paulista, entidade que congrega lideranças dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. É, também, autora dos livros Envelhecer Não Dói e A Hora e a Vez da Terceira Idade. Para a jornalista, "os idosos vivem um momento de transição entre a exclusão social e a cidadania", avanço que atribui a muito trabalho pela conquista de direitos e a maior conscientização.

Segundo ressalta, hoje os idosos representam 8,5% da população brasileira, percentual que evoluirá para 14% até 2025. "De cada quatro famílias brasileiras, uma é chefiada por idoso", destaca. Mais ainda: em termos mundiais, em 2050 os idosos somarão 2 bilhões de pessoas.

Nesse contexto de crescimento da população representativa da Terceira Idade, Helle Alves frisa que o idoso tem que assumir suas responsabilidades e reivindicar seus direitos. Lembra que foram muitas as conquistas obtidas nas últimas décadas e destaca a importância da Constituição de 1988 para assegurar direitos.

Envelhecer é privilégio

Esta é a oitava audiência pública que a Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável promove este ano. As anteriores tiveram a participação média de 200 pessoas. "Envelhecer é um privilégio, mas é preciso garantir que essa fase seja vivida em plenitude, com qualidade, inserção social e muita participação", ressalta a deputada Prandi, para acrescentar: "A Frente Parlamentar tem cumprido o papel abrir discussões, fortalecer argumentos e estimular o idoso a participar e viver em plenitude a etapa da velhice".

Como parte do esforço para assegurar cidadania à Terceira Idade, a deputada Prandi é autora de três leis e de cinco projetos de lei sobre a temática do idoso. No ano passado, aprovou a Lei 10.933/01, de sua autoria, que cria o Selo Amigo do Idoso, para qualificar entidades de atendimento ao idoso. Este ano, aprovou a Lei 11.246/02 de prevenção à osteoporose.

alesp