Fundo de Habitação do Estado é pauta do Congresso da CMP


04/10/2007 17:31

Compartilhar:


A Central dos Movimentos Populares (CMP) de São Paulo realizou, em Osasco, nos dias 29 e 30/9 o seu IV Congresso Estadual, tendo como tema "Construindo Políticas Públicas com Participação Popular.

A CMP defende que as políticas públicas devem ser elaboradas e implementadas de forma democrática e com participação popular, para garantir que ampla maioria da população, historicamente excluída, tenha seus direitos assegurados.

O deputado Simão Pedro (PT) participou da mesa de abertura ao lado dos deputados federais do PT Jilmar Tatto, José Genoíno e João Paulo Cunha e do deputado Marcos Martins (PT).

Para os cerca de 700 delegados presentes, Simão destacou a importância do evento "em um momento que os movimentos populares recuperam prestígio junto à sociedade como atores e protagonistas do debate em torno da construção de políticas públicas, por meio de conferências oficiais e de agendas próprias como seminários, marchas, passeatas e outras atividades".

O deputado também desafiou os movimentos "para pressionarmos o governo estadual a aprovar o Fundo e o Conselho Estadual de Habitação até o final do ano, quando votaremos o aumento de 1% do ICMS para a habitação".

A CMP foi fundada em 1993, com forte presença dos movimentos de moradia e está organizada em 17 Estados. No Estado de São Paulo, ela se apresenta bem estruturada na Grande São Paulo, Sorocaba, Baixada Santista e região de Campinas. Além de moradia, mulheres, saúde e participação popular são temas que aglutinam seus militantes.

spedro@al.sp.gov.br

alesp