Da Tribuna


10/06/2009 20:10

Compartilhar:


Segurança pública



Vanderlei Siraque (PT) reportou-se à visita que fez ao secretário da Segurança Pública, quando o convidou para participar de uma reunião da Comissão de Segurança Pública da Assembleia com o intuito de expor seus projetos para o Estado. O deputado disse apoiar o secretário em algumas mudanças feitas na direção do Deic e do Denarc. "Não quero acusar ninguém, mas espero que se apurem os fatos e se punam os maus policiais", disse o parlamentar, que também pediu o fortalecimento das corregedorias, melhores salários e dignidade para os policiais honestos. "Esses não podem conviver com os corruptos, que servem aos criminosos, ao invés de combatê-los". (TB)



Sem crise



Fausto Figueira (PT) falou que recentes pesquisas demonstram que a crise mundial não afetou a popularidade do presidente Lula, o qual, segundo ele, atingiu uma aprovação de 90%. "A população entende que o governo federal tem enfrentado a crise da maneira mais correta", disse o deputado. Ele ainda lamentou a presença da PM na Universidade de São Paulo (USP). "É lastimável a truculência com a qual foram atingidos os professores, funcionários e alunos da universidade", afirmou, comparando o governador José Serra ao ex-governador Paulo Maluf, e criticando a falta de políticas públicas do PSDB. (TB)



Rasgando a biografia



Olimpio Gomes (PV) comentou a conduta do governador José Serra que, de acordo com o deputado, está usando a PM como bode expiatório para promover "uma verdadeira vergonha" na Universidade de São Paulo (USP). Olimpio lembrou que Serra foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) durante a década de 1960, quando defendia o ideário da educação e a valorização do professor. "O governador rasga sua biografia a cada momento", afirmou o deputado, para quem a polícia não tem escolha, apenas cumpre ordens. "A mesma miséria que os professores vivem, estão vivendo os policiais que lá estão", concluiu. (TB)



Precatórios



Edson Ferrarini (PTB) afirmou ter proposto uma CPI com a finalidade de apurar as condições dos precatórios no Estado de São Paulo. O deputado classificou o caso como "o mais vergonhoso calote que alguém pode receber". De acordo com Ferrarini, o Estado deve para os cidadãos e se recusa a pagar mesmo após intervenção judicial. "O Estado recorre e não paga. O cidadão acaba morrendo antes de receber o que lhe é de direito", disse o parlamentar, que exemplificou a situação dizendo que, se um cidadão deve para o Estado, ele tem sua casa penhorada, mas o cidadão não pode penhorar uma praça, nem uma rua. "Que justiça é essa?", concluiu. (TB)



USP e crise



Segundo Antonio Mentor (PT), estudantes, professores e funcionários da USP foram recebidos a bombas e pauladas pela PM, por determinação do governador Serra. "Esse episódio vem se repetindo no Estado cotidianamente", criticou. O deputado elogiou a mudança na forma de cobrança do ICMS em São Paulo e falou sobre projeto de lei de sua autoria que autoriza o Executivo a repor perdas de municípios. Mentor mostrou ainda sua indignação sobre a escolha do presidente da CPI da CDHU, porque, segundo ele, é a primeira na Casa que não terá o propositor como presidente. (MC)



Privatizações



Marcos Martins (PT) afirmou que a prática dos tucanos é fazer pedágios, presídios e privatizações. "Estavam na mira a Petrobras, assim como a Caixa Econômica e o Banco do Brasil", denunciou. Segundo ele, o presidente Lula tem enfrentado a crise com o apoio dessas instituições. "A Sabesp também está na lista das 18 empresas que o governo do Estado quer privatizar", declarou. De acordo com o parlamentar, a empresa está fazendo propaganda no país inteiro, inclusive onde não presta serviço, como Pará e Minas Gerais. "Isso é propaganda eleitoral", opinou Martins, que lamentou ainda a greve dos funcionários da Sabesp. (MC)



CPI da CDHU



"Entendo que a Comissão Parlamentar de Inquérito é um legítimo instrumento para apuração e ampliação da competência do Legislativo de fiscalizar", afirmou Olimpio Gomes (PV). "Seja aqui ou em Brasília, independente do partido A, B ou C, se há sinal de mau uso, uso indevido ou uso criminoso do dinheiro público, deve ser aberta uma CPI", disse o parlamentar, que se indignou com a notícia de nomeações secretas no Senado Federal. De acordo com Gomes, é tradição na Casa que o proponente da CPI seja o presidente: para ele, foi um vexame o que aconteceu nesta terça-feira, 9/6, na CPI da CDHU. (MC)



Proteção à testemunha



Olimpio Gomes (PV) cumprimentou a Assembleia Legislativa e todos os líderes partidários pela derrubada do veto do governador ao projeto que determina a adoção de medidas de proteção às vítimas e testemunhas nos boletins de ocorrência e inquéritos policiais. Segundo o parlamentar, essa medida será extremamente benéfica, pois acaba com a "lei do silêncio" que sempre trouxe insegurança à população. "Medo de identificar é medo de denunciar", afirmou. Para concluir, Olimpio declarou que é preciso derrubar outros vetos e assim prestigiar não só o deputado que faz o projeto, como a população que é por ele representada. (SM)



Ambulatório especial



Milton Flávio (PSDB) declarou intenção de marcar uma audiência pública para ouvir dos cidadãos paulistas se é adequado prestar homenagem a pessoas que torturaram os seus irmãos no passado. Outro destaque foi a reunião do Secretário da Educação com a Apampesp, que representa quase 25 mil professores aposentados, com objetivo de restabelecer acordos que não foram cumpridos no passado. Ele parabenizou o governador Serra pela inauguração, na capital paulista, de um ambulatório médico para atender travestis e transexuais, pessoas com características e patologias especiais, e declarou a intenção de instalar uma Frente Parlamentar pela Diversidade. (SM)



Outra vez a Telefonica



O deputado Carlos Giannazi (PSOL), apresentou denúncia que recebeu dos moradores do bairro de Vargem Grande sobre as ações da Telefonica. O bairro, com 40 mil pessoas, está sem comunicação pela internet, apesar de a Telefonica ter vendido e estar cobrando por esse tipo de serviço. Giannazi disse que no bairro há três escolas públicas, duas estaduais e uma municipal e, portanto, os alunos estão sem comunicação, não podendo realizar pesquisas escolares. "É uma situação muito grave", afirmou o deputado, e exigiu que a Telefonica normalize os serviços devidos. (SM)



Governo bom



A avaliação positiva do governo Lula, demonstrada pelas recentes pesquisas de opinião pública, foram o tema do deputado Simão Pedro (PT). Para ele, os críticos criaram uma expectativa negativa quanto à capacidade da gestão da crise pela equipe do presidente Lula. "Mas, disse Simão, "para surpresa dos negativistas, a avaliação do presidente e da equipe subiu e voltou a níveis iguais aos de antes da eclosão da crise, o que demonstra que o governo está bem". Simão protocolou requerimento solicitando a formação de uma comissão de deputados para intermediar as negociações entre a reitora Sueli Vilela, os funcionários e alunos da USP. (MA)



CPI mais política



Esclarecendo o processo de instalação da CPI da CDHU, José Augusto (PSDB) disse que, em 3/6, a CPI se reuniu especificamente para eleição do presidente, vice e relator. Por solicitação do PT, a reunião foi adiada para 9/6, porque um dos seus deputados não poderia comparecer. Nesta nova reunião o objetivo continuava a ser eleição para os cargos. "Fui eleito presidente e o deputado Milton Flávio, vice; quero dizer que o trabalho da CPI é mais político, e complementa as investigações do Ministério Público e o Inquérito Policial já existente, trazendo o debate com a população", disse o deputado. (MA)

alesp