ILP promove o Curso Filosofia e Política "Felicidade: um direito político? Fazer os homens felizes e livres através das leis?"


21/07/2009 17:02

Compartilhar:


O Instituto do Legislativo Paulista (ILP), órgão da Assembleia Legislativa de São Paulo, abre a partir de 22 de julho inscrições para o Curso Filosofia e Política Felicidade: um direito político? Fazer os homens felizes e livres através das leis?, que será promovido em sua sede no período de 3 a 7 de agosto, das 17h30 às 20h30, totalizando, assim, a carga-horária de 15 horas/aula.

As inscrições se encerram no dia 29 de julho e devem ser feitas na página do Instituto, na internet, que pode ser acessada através do Portal da Assembleia www.al.sp.gov.br " Instituto do Legislativo " Agenda de Cursos e Eventos.

Ministrado pelo professor Fernando Silveira Rosa (Bacharelado e Licenciatura pela Universidade de São Paulo " USP e Mestrado pela Université du Québec à Montréal " UQÀM; doutorando da Université de Montréal " UdeM), o curso é oferecido ao público em geral, com formação mínima correspondente ao ensino médio.

Consta do programa do curso:

- a abordagem dos conceitos de felicidade, alegria, liberdade, deus e natureza, durante a Idade Média e no século XVIII;

- as inspirações e crenças materialistas: razão e esclarecimento, complexidade e divergências;

- a apresentação dos principais pensadores Iluministas (escritores franceses, filósofos e economistas do século XVIII, que se caracterizavam pela importância dada à razão: rejeitavam as tradições e buscavam uma explicação racional para tudo; atacavam a injustiça, a intolerância religiosa, os privilégios;

- as opiniões iluministas que denunciavam erros e vícios do Antigo Regime, e abriram caminho para a Revolução Francesa;

- as consequências diretas dos ideais materialistas na filosofia política e na fundação da noção contemporânea do Direito;

- as novas ideias que procuravam novos meios para dar felicidade aos homens.

O ILP lembra que será outorgado Certificado de Participação para quem apresentar a frequência mínima de 70% da carga-horária do curso.

A lista com o nome dos inscritos aceitos para o curso será publicada na mesma página, no dia 30 de julho, a partir das 16h30.

alesp