Da Tribuna


06/06/2011 19:10

Compartilhar:


Bombeiros do Rio



Carlos Giannazi (PSOL) disse que está perplexo com a atitude do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, diante das manifestações de bombeiros. Para o parlamentar, é um movimento justo, devido ao baixo salário e as más condições de trabalho que a categoria enfrenta. Ele criticou a decisão do governador de envolver o Bope na desocupação do quartel ocupado pelos bombeiros. "Segundo pesquisas, os bombeiros têm a profissão de maior credibilidade no país, e estão sendo tratados como vândalos". O deputado comunicou que toda a bancada do PSOL em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Congresso está apoiando a manifestação. (DV)



Bombeiros do Rio 2



"Quais as diferenças entre a postura do governador Sérgio Cabral e a de Geraldo Alckmin? Ambos tratam com insignificância o grave problema salarial dos policiais e bombeiros", disse Olimpio Gomes (PDT). O deputado ressaltou que São Paulo só não está na mesma situação porque falta uma liderança para comandar manifestações como a da capital fluminense. Gomes lamentou a prisão dos 450 membros da corporação, devido ao protesto, e explicou que a lei penal militar é extremamente rigorosa, e deve levar à expulsão de muitos dos detidos. "Mas o motivo que os levou a fazer isso não vai ser levado em consideração", reclamou. (DV)



Tolerância zero



Jooji Hato (PMDB) relembrou projetos de lei de sua autoria, ainda quando vereador, como a lei seca e a lei que proíbe o garupa em motos. O deputado disse que o conjunto desses projetos representa medidas de tolerância zero, o que, para ele, falta no Rio de Janeiro. Hato contou que chegou a mostrar seus projetos ao ex-governador Anthony Garotinho e sugeriu que Sérgio Cabral economize recursos para poder pagar salários melhores aos policiais militares, civis e aos bombeiros. "A corporação vive nos protegendo e merece ser atendida (em seus pleitos)", disse. (DV)



Contra as drogas



José Bittencourt (PDT) comentou a atuação da igreja Assembleia de Deus, que tem procurado combater o uso de drogas, através de cursos de capacitação e multiplicação do sistema de prevenção. Elogiou o programa Ser Livre, criado e lançado pela Polícia Civil de Goiás, em 23/1/2011, que pretende reforçar a luta contra o uso de drogas. Bittencourt informou que o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás assinou um termo de parceria com o presidente da Convenção Estadual das Assembleias de Deus, Oidis José do Carmo, em Goiânia, para envolver a sociedade nesse combate à disseminação de entorpecentes. (DV)



Rio de Janeiro e São Paulo



Para Edson Ferrarini (PTB), a situação no Rio de Janeiro é vergonhosa, assim como o salário dos policiais militares. Ferrarini acusou o governo, tanto do Rio como o de São Paulo, de desqualificar seus policiais militares. "E com a rígida legislação militar, eles não podem fazer greve nem por um dia", explicou o deputado. E completou: "Por isso eles não têm a atenção que merecem. Já os metroviários fazem paralisação por dois dias e suas reivindicações são atendidas rapidamente. Imagina se a polícia parasse por um dia? O que poderia acontecer?". Ferrarini pediu que Alckmin envie com urgência para a Casa proposta de reajuste salarial para a polícia. (DV)



Acidentes de trânsito



"Neste ano, foram registrados 1.788 acidentes de trânsito, em que 188 pessoas morreram. São dados preocupantes porque, diariamente, aumenta o número de veículos em circulação", disse Welson Gasparini (PSDB), referindo-se ao município de Ribeirão Preto. O parlamentar solicitou que se faça um plano emergencial para coibir o número de mortes decorrentes de acidentes de trânsito no município e pediu que providências sejam tomadas urgentemente. "Nem uma epidemia mata tanta gente como os acidentes de trânsito têm matado", comparou. (DK)



Brasil sem miséria



Enio Tatto (PT) parabenizou iniciativa do governo federal, que lançou o plano Brasil Sem Miséria, e leu texto detalhando o programa. "São 16 milhões de pessoas que ainda permanecem na pobreza extrema. Pessoas tão desamparadas que não conseguiram se inscrever, até mesmo, em programas sociais bastante conhecidos, como o Bolsa Família. Entre outras coisas, o programa vai identificar e inscrever pessoas que precisam e ainda não recebem o Bolsa Família. E ajudar quem já recebe a buscar outras formas de renda para melhorar suas condições de vida". (DK)



PEC 300



Contrariando "certos grupos políticos que não têm interesse na aprovação da PEC 300", Olimpio Gomes (PDT) afirmou que esta proposta, que cria um piso nacional para os policiais e bombeiros militares, "é absolutamente constitucional". Gomes ainda comentou que apenas o PT e o PSDB não indicaram seus representantes para compor a comissão especial que apreciará a PEC 300. Ele ainda disse que a TV Alesp tem transmitido sua programação sem áudio ou sem imagem, entre outros problemas, a diversos municípios e pediu que o problema na transmissão seja resolvido. (DK)

alesp