Da Tribuna


14/03/2012 19:29

Compartilhar:


Pinheirinho



Edson Ferrarini (PTB) falou sobre a ação da PM na desocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos. Segundo o deputado, os 1,7 mil homens da Polícia Militar foram cumprir uma ação judicial e a imagem da corporação foi manchada por interesses políticos. "O que se deve perceber é que essa ação mostrou a submissão dos moradores a interesses ideológicos muito maiores do que o de ter um lar". O parlamentar desmentiu a informação de que pessoas teriam desaparecido após a ação da PM no local. "A operação aconteceu e foi legítima, nenhuma pessoa desapareceu", disse. (DA)



Protesto silencioso



"Ele se aprofundou e se especializou na questão do consumo, da comercialização e da prevenção às drogas, e lançará um livro sobre o assunto" disse Olimpio Gomes (PDT) ao agradecer a presença no plenário do delegado Luiz Carlos Magno. O parlamentar informou sobre a gravação do programa Assembleia Convida com o delegado, que irá ao ar nesta quinta-feira, 15/3, na TV Alesp. Gomes registrou também a presença do subtenente Clóvis de Oliveira e de alguns veteranos da PM no plenário: "Eles estão aqui para fazer um protesto silencioso e lembrar os deputados da votação da PEC 300". (DA)



Violência contra a mulher



"A verdadeira política é aquela que melhora a vida das pessoas e é totalmente diferente de politicagem", disse Ed Thomas (PSB). O deputado falou sobre o aumento da violência doméstica contra as mulheres e defendeu a aprovação de projetos em relação a esse tema. Segundo o parlamentar, a sociedade é machista. A cada 24 segundos uma mulher é espancada no país e, por dia, dez são assassinadas. "O governo precisa oferecer mais apoio a essas mulheres, como a construção de casas-abrigo, por exemplo", finalizou. (DA)





Pinheirinho 2



Luiz Claudio Marcolino (PT) lamentou que a forma de desocupação usada no Pinheirinho venha sendo uma constante. "O PT fez uma ação para apropriar uma área para a construção de moradias populares em Carapicuíba. Qual foi a ação do PSDB, em São José dos Campos, para os ex-moradores do Pinheirinho?", questionou. O parlamentar considera que a população dessa região já deveria estar com moradias definitivas. (IR)





Investimento na educação



Donisete Braga (PT) comentou dados sobre a educação no Estado. Pelas informações do parlamentar, o conhecimento dos alunos em matemática e português está abaixo da média. O deputado questionou o investimento destinado ao setor no Estado e avaliou que os professores não são reconhecidos devidamente. "Queremos, a partir deste discurso, ouvir as autoridades, o governo e o presidente do FDE sobre o problema", disse. (IR)





Obrigado, governador



Ary Fossen (PSDB) comemorou a assinatura dos primeiros contratos referentes ao programa Creche Escola, no interior de São Paulo e em locais que necessitam dessa estrutura. "A educação é um problema sério em todo o Brasil", comentou. O parlamentar defendeu as obras do Expresso Noroeste, projeto de trem que liga Jundiaí a São Paulo: "Muitas pessoas fazem essa viagem todos os dias". Ary Fossen concluiu: "Muito obrigado, Geraldo Alckmin, pelo seu esforço em benefício da saúde e da educação da população". (IR)



Segurança de Biritiba Mirim



Discorrendo sobre a segurança pública em São Paulo, Luiz Carlos Gondim (PPS) informou que Biritiba Mirim, apesar da grande extensão geográfica, conta com apenas uma viatura policial para 300 quilômetros de área. Gondim comentou ocorrência na cidade, quando pequenos produtores de famílias chinesas e japonesas foram feitos reféns de bandidos. "Faço meu apelo ao governo estadual para que aumente a segurança pública em Biritiba Mirim". (IR)





Seminário



Donisete Braga (PT) falou do seminário organizado pela Liderança do PT, pelo Diretório Estadual de São Paulo e pela Coordenação dos Prefeitos Petistas, que acontece nesta quarta e quinta-feira. Braga relatou que o objetivo desse seminário é debater as diferentes experiências dos trabalhos realizados nos municípios, falar das dificuldades enfrentadas e quais soluções foram tomadas. O deputado defendeu maior investimento no âmbito educacional e uma integração entre os governos estadual e municipais: "Qualquer ação do Estado interfere na vida da população. É preciso gastar menos e ter mais atitude", afirmou. (DV)



Aborto



Carlos Cezar (PSB) disse ser contra o projeto do novo Código Penal, apresentado por comissão de juristas, que aumenta as possibilidades de aborto no Brasil. O deputado leu artigo do projeto que autoriza o aborto em algumas situações, como risco de vida da gestante, gravidez originada de agressão sexual, graves anomalias que não permitam ao feto ter vida independente ou quando a mulher não tem condições psicológicas. Para o deputado, "o aborto é um atentado à vida e, se ele for banalizado, muitas vidas deixarão de existir". Cezar disse que, segundo a comunidade científica, a vida começa na concepção. (DV)



Pinheirinho 3



Edson Ferrarini (PTB), referindo-se à desapropriação do Pinheirinho, realizada em São José dos Campos, disse que "aquele local pertence a uma pessoa e isso deve ser respeitado". Ferrarini criticou o governo federal, alegando que este não se interessou pela região do Pinheirinho e ficou apenas no discurso. Sobre a ação da polícia militar, "a PM evita confronto, mas ela foi convocada para essa operação e fez seu trabalho de forma brilhante". Para o parlamentar, a desapropriação é desagradável, mas a polícia tem que fazer o que lhe foi passado. Ele lembrou acusações relacionadas à Rota, feitas pelo senador Eduardo Suplicy, e disse que é mentira. (DV)



Pinheirinho 4



Isac Reis (PT) disse que milhares de pessoas foram jogadas na rua para entregar o Pinheirinho ao especulador Naji Nahas, numa ação em que houve excessos evidentes da Polícia Militar: "Não digo que é política do governo, mas os policiais usaram de truculência". Para ele, a Prefeitura de São José dos Campos deveria ter desapropriado a área para torná-la de utilidade pública. Reis disse ainda que não há como justificar a falta de projeto habitacional do governo estadual. O deputado elogiou os governos Lula e Dilma pelos projetos sociais e pelo crescimento que levou o Brasil, de 12º, ao 6º lugar na economia mundial, ultrapassando a Inglaterra. (OT)



Pinheirinho 5



Para João Paulo Rillo (PT), a desocupação do Pinheirinho é comparável à tragédia de Canudos. A presença do juiz Rodrigo Capez durante a ação da PM foi inusitada, segundo Rillo, que criticou ainda o custo da operação aos cofres públicos, de R$ 1 milhão. O deputado informou que o relatório do Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Humana (Condepe), apresentado nesta terça-feira fez mais de 600 entrevistas com pessoas despejadas da área: mais de 200 relataram que foram expulsas de suas casas, sem tempo hábil para reunir seus pertences, e outras tantas relataram abusos por parte dos policiais, como espancamentos e constrangimentos. (OT)



Pinheirinho 6



"Não dá para defender o indefensável", afirmou Luiz Claudio Marcolino (PT), a respeito da ação da desocupação do Pinheirinho. Ele lembrou que em casos de reintegração de posse, o papel da Polícia Militar é o de garantir a segurança do oficial de justiça. Marcolino lembrou, ainda, que havia uma determinação do governo federal para que a reintegração fosse suspensa até que se pudesse tomar medidas que evitassem o desalojamento das cerca de 1,7 mil famílias. Para Marcolino, o Orçamento estadual tem que consignar verba para garantir o direito de moradia dos desalojados e dos que forem desapropriados para obras do governo, como o Rodoanel. (OT)

alesp