Projeto de Nabi transforma Joanópolis em estância turística


20/12/2000 17:50

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa aprovou, em sessão extraordinária realizada no último dia 15/12, projeto de lei do deputado Nabi Abi Chedid (PSD) transformando em estância turística o município de Joanópolis. Nabi justificou que seu projeto tem como objetivo manter as riquezas naturais da cidade, possibilitando à comunidade joanense viver do turismo, que sempre foi uma das marcas do município.

Segundo o deputado Nabi, nos fins de semana, feriados prolongados, na temporada de férias ou nas estações de inverno e verão, "Joanópolis se transforma num lugar ideal parra as mais diversificadas opções de lazer. Suas riquezas naturais proporcionam muitas surpresas agradáveis, além de ser local ideal para alpinistas, com fácil acesso ao sul de Minas". Justificando que Joanópolis precisa aproveitar melhor todo o seu rico potencial turístico, Nabi diz que a transformação da cidade em estância turística servirá também para despertar a atenção dos turistas para toda a região bragantina.

Joanópolis foi elevada a categoria de município em agosto de 1895. Situa-se na Serra da Mantiqueira, a 980 metros acima do nível do mar, tem 377 quilômetros quadrados de área territorial, clima quente com inverno seco. Sua população é de aproximadamente 10 mil habitantes.

Além da Cachoeira dos Pretos, um de seus maiores atrativos, uma queda d'água com 154 metros de desnível, Joanópolis possui também a Pedra do Carmo, com 1.900 metros de altitude; a represa do Jaguari e Jacareí, Sistema Cantareira, com 40 quilômetros quadrados de área coberta pelas águas; o Pico do Selado, o mais alto da região, com 2.070 metros de altitude; o Pico do Lopo, também conhecido como "Gigante Adormecido"

O projeto de lei do deputado Nabi Abi Chedid deverá receber, oportunamente, a sanção do governador Mário Covas.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Nabi Abi Chedid - 3886-6585/6598)

alesp