Governador veta projeto que proibiria caça-níqueis


19/01/2006 18:30

Compartilhar:


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vetou nesta quarta-feira, 18/1, o projeto do deputado Romeu Tuma (PMDB) que proibia o funcionamento de máquinas caça-níqueis em bares e restaurantes do Estado. A medida visava à diminuição da violência já que, segundo o parlamentar, elas servem como porta de entrada de jovens e adolescentes ao mundo da criminalidade.

Tuma lamenta a decisão do governador. "Ao dizer não ao projeto que proíbe os caça-níqueis, Alckmin volta a dar carta branca para os empresários do jogo, os contraventores, tradicionais financiadores de campanhas eleitorais", diz. Para o deputado, "o argumento do governador, de que se trata de uma legislação federal, é pífio. O Estado tem sim poderes para combater essa forma barata de contravenção, que tira do bolso da população valiosas moedas. Está mais do que provada a íntima relação entre os caça-níqueis, o alcoolismo e a prática de crimes. Até nas portas de escolas eles estão, livres e prontos para aliciar estudantes que começam cedo nesse vício maldito".

O projeto de autoria do deputado Romeu Tuma deu entrada na Assembléia Legislativa de São Paulo em 2002 e foi aprovado em plenário no final de 2005.

rtuma@al.sp.gov.br

alesp